quarta-feira, 2 de maio de 2012

Citando

Comecei a ler o livro "o fogo e o vento", trata-se de várias reflexões da autora sobre a vida e o seu sentido. Neste momento da minha vida não sei se foi a escolha acertada... pois estas reflexões conduzem a outras reflexões...

Também já me deu vontade de sugerir a leitura do livro a uma pessoa que me é muito próxima. Mas o melhor é não fazê-lo, pois seria atirar mais achas para a fogueira.

"A natureza fala-nos ininterruptamente de evoluções, crescimentos, amadurecimentos. Se assim é, por que haveremos de fugir a essa lei, sentarmo-nos e esperar que o nosso destino de morte chegue, inelutável? Portanto, o desejo de partir que sentimos aos dezoito, vinte, vinte e quatro anos, não é uma fuga, é uma fundação. Porque não há vida verdadeira sem procura de nós mesmos, do nosso rosto profundo, transcendente, sem a recusa da máscara que nos foi imposta."

"Respeitar a criança é um grande passo em frente na dimensão salvadora da história. Todavia, o respeito deve ser respeito autêntico. Para ser autêntico, deve ter em conta a identidade e as diversidades que queremos salvaguardar. Quando o respeito se transforma num caldo com ingredientes a mais, é porque houve qualquer coisa que falhou.
Não intervir, servir incondicionalmente, culpar constantemente um factor externo, priveligiar sempre, e seja como for, o indíviduo em detrimento da comunicade não é proceder a uma revolução pedagógica, é atolarmo-nos no pântano da indolência educativa."

"O antídoto para o aborrecimento é a curiosidade. Um espírito aberto, sempre em movimento. Quem segue o caminhodo conhecimento nunca se debate com o aborrecimento."

"O grande dom que nos é dado é o livre-arbítrio, ou seja, a possibilidade de escolher. escolher significa apenas que há dois caminhos à nossa frente e que temos de decidir se seguimos por um ou pelo outro. (...) para se escolher, há que eliminar toda a tagarelice que nos rodeia, as formas correntes, banais, de pensar, os lugares e os modos da conveniência."

Excertos do livro

Estas são algumas das partes que me tocaram até agora.

1 comentário:

  1. A 2ª e a última dão-me que pensar.
    Desta autora có conheço o Vai onde te leva o coração, acho que se chama assim.
    Bjs

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!