sexta-feira, 4 de maio de 2012

Don’t worry, be happy!

Sobre a felicidade

Números

76º - Posição de Portugal no Relatório Mundial da Felicidade apresentado pelas Nações Unidas. Ao todo foi analisada a satisfação de vida de 156 países.

- No topo da lista dos mais felizes, surge a Dinamarca, seguida da Finlândia, Noruega e Holanda. Os mais infelizes são Togo, Benim e Serra Leoa.

20 Minutos de meditação por dia é quanto basta para melhorar as condições da sua saúde física, mental e emocional. Os resultados saltam à vista em apenas oito semanas, garantem os cientistas da Universidade de Massachusetts.

10.000 Passos por dia é o que recomendam os especialistas da psicologia positiva como forma de exercício físico. Quando passamos o dia sentados damos cerca de três mil. Trinta minutos de caminhada são suficientes para chegar aos desejados dez mil passos.

5 para 1 – É esta regra associada a um vida conjugal feliz: por cada acto comunicativo negativo deve-se compensar com cinco positivos, dizem os especialistas da psicologia positiva.

7 anos de vida é quanto pode perder se sofrer de elevado nível de stress no seu dia a dia, segundo um estudo da Universidade de Bristol.

Dicas básicas para ser feliz

1 – Evite fazer dieta emocional. É na relação com os outros que se vão buscar as maiores fontes de energia e bem-estar. Lembre-se de alimentar a sua rede social e também a vida a dois: numa relação afectiva.

2 – Coloque mais riso na sua vida e cultive o sentido de humor positivo. Rir faz bem à saúde.

3 – Saia do sofá, mantenha uma rotina activa, com actividades e interesses diversificados.

4 – Viva e actue de acordo com os seus valores, mesmo que por vezes se percam alguns momentos de prazer pelo meio.

5 – Aprecie os pequenos momentos e prazeres mais simples da vida. Tente desfrutar do presente ao máximo e entrelaça-lo, de forma equilibrada, com o passado e o futuro.

6 – Seja curioso e continue a aprender algo de novo, seja qual for a sua idade. Envolva-se totalmente no que faz.

7 – Não olhe apenas para o seu umbigo e contribua para o bem-estar de outras pessoas. Vivermos para o bem comum dá-nos uma visão mais esperançada da vida, faz-nos ver que há mais propósito para a nossa existência e que estamos a contribuir para alguma coisa.

8 – Mexa-se! Seja no ginásio, num jardim ou à beira-rio, inclua o exercício físico no seu dia a dia. Uma caminhada de 20 minutos faz toda a diferença na sensação de bem-estar e boa disposição.

9 – Defina pequenos objectivos a curto prazo, para o seu dia a dia, que dependam apenas de si. Experimente também começar a fazer uma lista das coisas boas que lhe aconteceram. Vai ver que se surpreende.

10 – Repense as suas prioridades e metas e dê um propósito à sua vida.

Excertos da Entrevista ao Monge Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo.

“(…) Primeiro, há que reconhecer que se quer ser feliz e não negligenciar as emoções, o nosso interior. Egoísmo, arrogância, agressividade são tudo sentimentos que nos fazem sentir mal, que controlam as nossas mentes e impedem a felicidade. Não são sentimentos que nos seja impostos, somo nós os responsáveis por eles, e todos sabemos o mal que fazem. A verdade é que podemos treinar a mente. Cá fora, o nosso controlo é limitado, já no cérebro só depende de nós.”

“(…) É preciso reconhecer que precisamos de mudar de atitude, e depois não basta fazê-lo num dia ou um mês. É algo para a vida. E se o fizerem, acreditem, vão sentir mudanças.”

"(…) É óbvio que devemos pensar em nós próprios, mas não devemos passar o dia focados no “eu, eu, eu” (…) o individualismo e o egoísmo destroem a felicidade.”

“(…) Todos queremos felicidade, mas não sabemos bem o que ela é.”

“Viver de forma mais simples não significa que tenhamos de voltar a viver na floresta. Mas pense bem: não podemos nós mudar o nosso estilo de vida e viver com menos? Essenciais são a amizade, a paz, a sensação de ter o coração cheio, de que cada momento vale mesmo a pena ser vivido. Está mais do que estudado que quanto maior o consumismo, menor é a felicidade que se alcança.”

“(…) A mente nunca para, mas podemos acalmá-la. Por isso, uma das formas mais simples para o começar a fazer (meditar) é concentrar-se na respiração e pensar numa imagem que traga boas emoções. Respire fundo, devagarinho, e vá deixando o amor que essa imagem lhe traz invadir a sua mente. Não se preocupe se não conseguir à primeira. Quando perceber que já se distraiu, volte a tentar. (…)”

Retirado da Revista do Expresso nº 2061 de 28/04/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!