terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As crianças precisam de ser crianças


Em Julho o meu pimpolho completa três anos de vida e no fim desse mês terminará uma etapa: a creche. Ando há meses a pensar em que jardim-de-infância o irei inscrever. Infelizmente para quem vive numa vila do interior as opções são muito reduzidas: 2 jardins públicos e uma IPSS, mesmo assim a escolha de qualquer uma destas tem prós e contras.

Colocamos tudo na balança e a decisão estão quase certa.

1) O primeiro jardim-de-infância fica na vila onde resido e trabalho. Mas funciona num agrupamento com cerca de 300 crianças... para meu gosto demasiada confusão. As infra-estruturas são novas e distam cerca de 500 metros do meu serviço.

2) O segundo jardim-de-infância fica a 3 kms (os mesmos que faço actualmente para o levar à creche). As instalações não são novas, mas foram requalificadas a alguns anos atrás. Tem um ambiente familiar e turmas pequenas.

3) A IPSS fica também na vila, perto de casa e do serviço. Mas custa muitos euros e nos dias que correm ninguém os tem para esbanjar. Quanto ao projecto educativo não varia muito das 2 outras opções.

Ainda me falta ir visitar os 2 jardins-de-infância para conhecer as pessoas que lá trabalham e os espaços. Mas acho que não vai influenciar muito a minha decisão.

Vou provalmente optar pelo segundo Jardim-de-infância: porque é mais pequeno, tem um ambiente mais familiar e o pequeno terá o prolongamento de horário na mesma instituição onde agora frequenta a creche. Ou seja não terá de quebrar todas as ligações com a etapa anterior.

Tenho algumas colegas que me tentaram demover desta escolha, mas os motivos que me apresentam não são válidos para mim: alegam que no primeiro jardim-de-infância eles aprendem mais. Ora nesta fase o que mais me interessa é que o pequeno desenvolva a criatividade, a imaginação, que possa brincar e explorar. Para números e letras terá mais de que tempo quando chegar ao primeiro ciclo.

Reparo que muitos pais quase exigem que os filhos terminem o jardim-de-infância a saber contar, ler e escrever. Como complemento ainda os inscrevem em aulas disto e daquilo... e pergunto-me: e a criança onde fica? As crianças precisam de espaço e tempo para serem crianças. Precisam de poder viver a infância na sua plenititude.

Se o meu filhote quiser aprender números e letras não lho negarei, mas nunca antes de chegada a devida altura lho imporei. Ele é curioso e perspicaz e demonstra muito interesse sobre tudo o que o rodeia: sem ninguém pressionar ou impor aprendeu a contar até 12, reconhece os números de 1 a 10 e reconta as histórias que lemos. Mas fá-lo porque quer e não porque nos o queremos.

Acima de tudo queremos que ele seja feliz. Que seja criança...

1 comentário:

  1. Ele deve ficar no local que vocês enquanto pais sintam que é o melhor para ele, e que também possam suportar os custos.
    As pessoas que falam que as crianças têmd e fazer isto e mais isto e mais aquilo, esquecem-se que todos os istos e aquilos se pagam, os tempos que correm são complicados e que no jardim de infância os concursos são a brincar. Não têm nem dão média para a faculdade e que brincar ajuda a desenvolver a inteligência, a perspicácia, e outras "skills" que mais tarde vão influenciar a vivência em sociedade.
    Bjs

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!