sexta-feira, 31 de maio de 2013

Meditar para equilibrar

Em tempos idos, ainda eu vivia em pleno campo, refugiava-me frequentemente na natureza para me encontrar comigo mesma. Sentada em cima de uma rocha, empoleirada numa árvore, ou à beira do riacho dedicava-me simplesmente a contemplação, tentando abstrair me da rotina diária e do turbilhão de pensamentos que constantemente nos invadem.

Eram momentos de paz e de equilíbrio. Momentos revigorantes e calmantes. Com o passar dos anos fui perdendo este hábito, engolida pelo ritmo frenético e as rotinas do dia-a-dia.

Está na hora de recuperar este hábito. O hábito de meditar! E vou começar ainda hoje!

"O objetivo da meditação é tornar nossa mente calma e pacífica.

Com a mente serena, livramos-nos das inquietações e do desconforto mental e sentimos verdadeira felicidade; mas se nossa mente não estiver em paz, não conseguiremos ser felizes, mesmo que nossas condições externas sejam excelentes.

Se treinarmos em meditação, aos poucos nossa mente vai se acalmar e experienciaremos uma forma de felicidade cada vez mais pura. Por fim, conseguiremos permanecer contentes o tempo todo, até nas mais duras circunstâncias.

Em geral, é difícil controlar a mente. Ela é como um balão ao sabor do vento – vai de um lado para outro, soprada por circunstâncias exteriores. Se as coisas vão bem, a mente fica feliz; se vão mal, reage tornando-se infeliz."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!