segunda-feira, 30 de abril de 2012

Leituras... nunca em dia

Finalmente cheguei ao fim do romance O Anjo Branco de José Rodrigues dos Santos. Adorei. Muito bem escrito. Um romance histórico baseado em factos reais, que em muito enriqueceu a minha cultura sobre uma importante parte da história recente portuguesa. Nomeadamente a guerra colonial em Moçambique. Apesar de enquanto estudante ter abordado as guerras coloniais e a ditadura em Portugal foi de uma forma muito superficial...

Já li imensos livros, com eles chorei e ri, mas há muito tempo que nenhum me conseguia deixar horrorizada. Este quase nas páginas finais conseguiu. Ler a descrição dos massacres na aldeia de Wiriyamu deixou-me num estado de perplexidade absoluta face ao que o ser humano é capaz de fazer ao seu semelhante. Nada de novo, mas é chocante!

Não gosto de chegar ao fim dos livros, é sempre uma despedida que me custa. Mas a lista do que quero ler é extensa e agora resta-me seleccionar a minha leitura para os próximos dias!

3 comentários:

  1. Acho que esse não vou ler.
    Vi umas imagens reais, demasiado reais da guerra colonial e não quero ler relatos que mas façam recordar.
    Desafio no meu blog
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. O livro vale a pena e é só num dos capítulos quase finais que se descreve o massacre na aldeia de Wiriyamu... mas compreendo que esta parte da história de Portugal teve impacto diferente nas vidas de cada um. Eu como não tenho nenhum familiar que tenha vivenciado esta época, consigo distanciar-me mais dos acontecimentos.
    Obrigada pelo desafio... vou tentar arranjar um tempinho para responder em casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. no dia dos namorados recebi "O último segredo" do mesmo autor, mas ainda não li, aguarda-me pacientemente. Na verdade ainda não li nada dele, apesar de me chamarem muito a atenção... será o próximo da lista. Já decidiste o que ler a seguir? Eu comecei antes de ontem o Abraço de José Luis Peixoto.

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!