sexta-feira, 27 de abril de 2012

Soltar amarras


Gosto de ler a revista Pais & Filhos. É uma revista interessante e contém sempre artigos pertinentes em que nos revemos enquanto pais.

Neste mês, muito a propósito do que se começa a passar cá em casa, vem o artigo "soltar amarras" da autoria de Elsa Páscoa.

A nós, pais, de facto custa um bocadinho a aceitar que cada dia que passa os nossos rebentos são menos "nossos". Claro não deixam de o ser, mas com o crescimento querem se afirmar, conquistar a sua autonomia e a sua independência e nem sempre estamos preparados para os ir largando.

Eu "mãe galinha" me confesso. O piolhito já tem 21 meses e até agora nunca passou uma noite em casa dos avós ou da tia... porque eu simplesmente não estou preparada para a separação. Ele passa o dia na creche, mas mal saio do trabalho vou logo buscá-lo e só depois vou tratar de outros assuntos, sempre com ele a reboque.

Também ainda dorme no quarto dos papás... e eu que defendia que quanto mais cedo mudassem para o seu próprio quartinho melhor... mas a prática é outra coisa. Vou me justificando com o facto de ainda amamentar...

No entanto "a conquista da autonomia pela criança é um processo natural e esperado", eu sei disso... e dentro dos limites permito ao meu filho que explore, descubra, experimente... e assim ele vai crescendo e evoluindo.
 

4 comentários:

  1. tb gosto da revista, não compro sempre, mas gosto.
    eu passei a minha para o quarto dela aos 7, pensei q me ia custar horrores mas até correu bem.
    Tb sou mamã super hiper mega galinha... às vezes, não queria ser tanto...

    ResponderEliminar
  2. Eu também não compro a revista. Mas como trabalho numa biblioteca tenho a oportunidade de a ler sem custos!

    ResponderEliminar
  3. Eu, defensora que ra que as coisas tinha de ser feitas em determinada idade e tal, agoro acho e defendo que cada criança tem seu ritmo e que devemos respeitar esse ritmo.
    Os meus filhos, por muito que dependam de nós, fazem-no de maneira diferente e dou por mim a respeitar não os tempos pré-definidos mas os tempos deles.
    Trabalhar numa biblioteca, ai eu perto dos livros, era a loucura total :)
    Obrigado pelas palavras agradáveis deixadas no meu blog
    Nany

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita Nany! Espero voltar a vê-la no meu cantinho.
    No meu caso também tento respeitar ao máximo o timing do meu filhote, sou mãe galinha, mas não demasiado stressada e não recorro muito às comparações. Precisamente por cada criança ser única.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!