segunda-feira, 29 de junho de 2015

aniversário

Dentro de poucos dias Dom Pimpolho fará 5 anos.
Perguntei-lhe se gostaria de convidar alguns amiguinhos.
Claro que sim. Qual é a criança que não gosta de uma festinha.
De seguida perguntei quem gostaria de convidar...
Ele lá enumerou os nomes...
4 meninas e 1 menino!
Perguntei se não havia mais nenhum rapaz que gostasse de convidar.
- Não mãe... Assim não há lutas!

Até está bem visto e talvez seja uma forma de eu não perder a minha sanidade mental.

É que em condições normais o rapaz só pensa em lutar e o mais novo em resmungar! Estes dias não têm sido faceis... E o calor em nada ajuda a manter a serenidade.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mudança de visual

Vai uma pessoa ao cabeleireiro, corta 15 cm de cabelo, faz escadeado e desembolsa 19 € e ninguém nota a diferença!

Impressionante...

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Quem sai aos seus...

Desde sempre me lembro de ser desastrada, e não é preciso pensar muito para me recordar de algumas situações caricatas.

A cena da panqueca desaparecida... Ao virá-la, atirando-a ao ar ela voou... Depois de 10 minutos de procura foi localizada, pendurada no gancho das pegas dos tachos.

A aparatosa queda na banheira... Numa tentativa de não despertar demasiado, fui a casa de banho de olhos fechados, enganei-me no percurso e estatelei-me na banheira

Bati de nariz numa porta... A última noite na casa onde vivi anteriormente levantei-me as escuras e bati de nariz na porta... Nunca tinha visto tantas estrelas juntas...

A tendência constante de embater nas ombreiras das portas... E até sou magrinha...

Podia continua a enumerar, mas começo a achar que o meu filho mais velho herdou está qualidade de mim... Não se passa um dia sem que haja pelo menos um acidente, e isso já é um bom dia!

Acho que lhe vou colocar ombreiras, joelheiras e capacete ou comprar um fato amortecedor!

Bom tempo...

Acordar e sentir um ar fresco, em vez de um sol abrasador, dá-me outra energia.
Desculpem-me amantes do Verão, mas eu gosto mais de dias fresquinhos... Por mim o verão pode continuar assim!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Véspera de exame...

O meu pequeno parece que adivinhou que amanhã é dia de exame e resolveu passar o dia quase todo acordado! Tudo junto dormiu, em 3 etapas (2 das quais no carro), uma hora e meia... o problema é que quando está acordado quer mais de que 100% de atenção...
 
Coloco-o no relax resmunga, deito-o numa manta no chão resmunga, sento-o ao meu colo resmunga... um resmungar monótono que ninguém consegue ignorar...acabo por ceder e fazer o que ele quer: fincar as pernas e ficar em pé, muita conversa e passeio... tudo incompatível com o estudo!
 
Deveria aproveitar o serão para rever matéria... mas estou cansada ao ponto de achar que os meus neurónios se fundiram, as palavras saltitam de forma desconexa frente aos meus olhos...
 
Acho que vou seguir o conselho do meu pai: colocar os apontamentos debaixo da almofada. Segundo ele ajuda a memorizar a informação. Tentar não custa.
 
Desejem-me sorte e inspiração para amanhã!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Socorro... o meu filho é anti-estudo

Apenas resolvi voltar a estudar depois de Dom Pimpolho já não precisar de mim durante a noite...
Assim há 2 anos atrás candidatei-me à Universidade e resolvi dedicar-me a concluir uma licenciatura... concluir porque aos 19 anos já havia iniciado uma, mas abandonei logo no início. Queria bater asas e seguir outros caminhos. Caminhos que me fizeram crescer e viver.
 
Os estudos até há uns meses atrás corriam bem, sem me sobrecarregar demasiado e com resultados mais que satisfatórios.
 
Mas a vida é feita de imprevistos e fui presenteada com mais um filhote. Filhote esse que não me deixa estudar. Mal me vê concentrada frente ao computador ou com um livro na mão começa a resmungar... e sabe fazê-lo tão bem, que não tenho outra solução senão ocupar-me dele com os meus 5 sentidos!
 
E o estudo vai se fazendo, 5 minutos agora, 5 minutos mais logo e uma horinha à noite!
 
Lembro-me da minha chefe me dizer que quando o filho dela nasceu também estudava, com a criança ao colo. Eu bem tento, mas ou a criança dela era muito sossegadinha ou a minha é muito agitadinha! Estudar com ele acordado é missão impossível. E contrariamente ao irmão que até aos 5 meses passava o tempo todo a dormir, este passa o tempo quase todo acordado e requer toda a minha atenção.
 
Quinta-feira mais um exame... Segunda outro... e do modo como as coisas estão a correr... só me resta pensar "seja como Deus quiser"!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Maratona...

E eis que a maratona dos exames já começou!
Estudar tem sido complicado, quando não impossível, e já por mais de uma vez me questionei sobre onde tinha a cabeça quando resolvi inscrever-me em todas as disciplinas. Lá se vai a média por água abaixo...
E a logística a organizar em dia de exames? São quase todos as 16.00 horas. Como o pequeno é amamentado vai a reboque, mama antes do exame e preciso de acompanhante para tomar conta dele durante o exame... Para SOS um biberão com leite (não sei se serve de muito pois nunca bebeu de biberão), depois ainda é preciso alguém para ficar com o mais crescido, pois em condições normais o exame termina às 18.00 o que não dá tempo de estar no ATL antes da hora de fecho.

O primeiro exame foi ontem, despachei-o em 60 minutos. Correu bem... Acho eu! Faltam mais 5! A partir de dia 9 de julho férias... Pelas quais já anseio, um último recarregar de baterias para depois regressar ao trabalho e à correria do dia a dia!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Sensibilizar ou "insensibilizar"

"O século XX registou uma evolução tecnológica sem precedente em toda a história da humanidade. Os meios de comunicação social são rápidos e eficazes na velocidade com que fazem circular a informação. Porém, o ritmo de notícias com que a sociedade é «bombardeada» é, muitas vezes proporcional ao ritmo com que as mesmas são banalizadas e, deste modo, esquecidas. Trata-se de um fenómeno que pode ser tão fascinante como chocante. Fascinante, porque através das modernas tecnologias de comunicação nos é proporcionado um conhecimento e contacto directo e imediato do que se passa em todo o planeta. Chocante, porque o acelerado ritmo com que as notícias entram em nossas casas não nos permite absorvê-las, senti-las e, deste modo, reflecti-las, correndo o risco de ficarmos insensíveis às mesmas. Essa «insensibilização» poderá conduzir à banalização do que vemos e ouvimos que, por sua vez, conduzirá à aceitação passiva dos acontecimentos mais violentos..."
 
In: Maus tratos à criança de Maria do Céu Azevedo e Ângela da Costa Maia

terça-feira, 2 de junho de 2015

Tempo que voa

Hoje tomei consciência que terei que regressar ao trabalho dentro de 2 meses e meio... pode parecer vos muito tempo... mas não sinto saudades nenhumas e só queria conseguir fazer abrandar o tempo e continuar a gozar esta vida de mãe, mulher, dona de casa e estudante! Aí... se tivesse opção ficava assim até me fartar.