terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Será personalidade vincada ou bicho escondido?

O meu pimpolho querido há mais de uma semana que tem rejeitado a ideia de ir para a escola (creche)! Basta aperceber-se que estamos de saída que fica chocho, se enfia na cama ou afirma peremptoriamente "eu não vai à escola".
 
Claro está tem ido... mas sobretudo para mim tem sido um martírio. É que para além da birra que começa em casa, nos 3 kms do percurso vai a choramingar e quando finalmente chegamos à escola é uma choradeira e só fica lá depois de mo "arrancarem" dos braços.
 
Tento manter-me firme e calma para que ele não se aperceba da minha angústia, mas custa e a minha cabeça está sempre lá.
 
Ontem a meio da tarde o telefone tocou. Era da creche... mau sinal! Atendi e era a educadora a informar que o meu filho tinha passado o dia com a cabeça encostada, recusou a comida, e se queixava de uma dor na boca.
 
Larguei tudo o que estava a fazer e fui buscá-lo. E para descargo de consciência e já que anda com o comportamento alterado há vários dias levei-o ao centro de saúde. Um filme autêntico. Só queria ir embora e chorou desalmadamente durante todo o tempo que durou a observação. Aparentemente está tudo bem!
 
Mesmo assim o médico receitou-lhe o Brufen e o Daktarin. Estupidamente fui à farmácia comprar os medicamentos receitados... mas em casa, já mais calma, decidi não lhe dar nem um nem o outro. Pois se está tudo bem, porque hei-de "encharcar" o rapaz com químicos?
 
Em casa jantou muito bem, dormiu a noite toda e esta manhã acordou bem disposto. Boa disposição que se evaporou assim que o chamei para vestir o casaco.
 
Na creche pedi para falar com a educadora. Expus a situação. Disse que em casa anda alegre e contente e ela ficou de observar melhor a sala onde ele está para ver como é que as coisas correm. Pois não está em permanência com um só grupo: dá apoio a três salas, e ainda às salas dos prolongamentos de horário.
 
Eu fico a matutar sobre o que fazer? Será que anda a chocar alguma coisa ou que tem apenas uma personalidade extremamente vincada e decidida? Só o tempo o dirá...
 
Nota: o rapazola tem 2 anos e 5 meses!

6 comentários:

  1. Eu não sei como reagirei quando e se isso acontecer.
    A auxiliar já me preveniu que pelos 8 meses eles começam a estranhar pessoas novas, e por volta do ano choram para não ficar.
    Mas assim que as mães viram costas ficam bem.
    Acho que deves estar atenta a ver se está doentinho, ou se está numa fase mais ligada a ti e por isso ficar triste o dia inteiro.
    Boa sorte...não deve ser nada fácil...ai....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu filho durante os primeiros meses tb se portava muito bem na escolinha... mas por volta dos 10 meses começou a aperceber-se para onde ia e de facto chorava. Depois passou e agora é o descalabro! Boa sorte.

      Eliminar
  2. Ele provavelmente está cansado...ah mas nas escolas brincam e fazem colagens de figuras e desenham e tals. Mas esquecem que a escola são 8 hrs do dia das crianças, por mais que façam atividades não é como em casa, há diciplina, há horários para o conto, para o desenho, não é uma coisa espontânea. Conversa com ele, não sei se ele se expressa neste sentido.
    beijinhos e força! Sei que não é fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conversar eu até converso... mas ele é de ideias fixas. Espero que seja uma fase... porque eu sinceramente não tenho outra alternativa senão deixá-lo na creche! Um dia destes ainda o expulsam por inadaptação! [lol]

      Eliminar
  3. No teu lugar ficaria desconfiada, tenho por defeito ser desconfiada. Não sei que te diga, espero que seja uma fase e que passe em breve. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou atenta, mas começo a achar que o rapaz chegou à dita "adolescência" da infância... pois de um dia para o outro anda mais birrento tb noutras situações: acho que anda a testar os limites! E digo-te uma coisa: é de ficar com os cabelos em pé! [lol]

      Eliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!