segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Maus hábitos ou vícios


Luto há anos contra o terrível vício do tabagismo e quanto mais ando para a frente mais frustrada me sinto por ser incapaz de resolutamente dizer CHEGA! BASTA!

Para mim a questão nem está na quantidade de cigarros que fumo (que não chega aos 10 por dia) ou no dinheiro que desperdiço na sua compra. A questão está em nem sequer saber o que ganho ao fumar! Um prazer especial? Não. Às vezes até me sabe bem, mas mais são as vezes em que não me sabe bem e mesmo assim dou por mim a pensar no próximo cigarro.

Os malefícios do tabaco conheço-os todos. Os benefícios de não ser fumadora também. Então afinal o que me prende a este maldito vício?

A força de vontade tem de partir de mim mesma. Do meu interior. Não vale a pena estar à espera de milagres.

Julguei que uma gravidez me fizesse decidir a largar os cigarros. Não fez.

Julguei que o facto do meu companheiro ter parado de fumar (seis meses e voltou) pudesse ter sido um bom incentivo para fazer o mesmo. Não foi.

A minha casa e carro são locais de fumo proibido. Pensei que o vento, o frio e a chuva me demovessem de ir à varanda para fumar. Não demoveram.

Inscrevi-me nas consultas de cessação tabágica há quase um ano atrás. Mas até agora não fui convocada! (calculo que deixou de haver dinheiro para a realização das mesmas nos centros de saúde!)

Sempre me recusei a tomar medicação ou usar pensos de nicotina.

Já li um livro que supostamente me deveria ter feito largar o vício. (conheço 3 pessoas que o leram e quando chegaram à última página, chegaram também ao último cigarro)

E passado este tempo todo… eu continuo na mesma.

Já pensei em escrever, tal e qual castigo da escola primária, mil, duas mil, ou até 10 mil vezes seguidas a frase: NÃO VOU FUMAR MAIS.

Mas não o fiz. Martirizo-me por continuar presa a este vício. Vício estúpido que quero largar… só ainda não sei como!

Vá martirizem-me e digam que tenho mesmo que parar!

2 comentários:

  1. sim, a chave está em nós e como tudo este labirinto tem o seu tempo também :$

    ResponderEliminar
  2. O segredo de qualquer coisa que queremos muito e não conseguimos é aceitar que há qualquer coisa por detrás do vício que não conseguimos enfrentar. Nunca fumei e por isto seria imbecil da minha parte dizer qualquer coisa neste sentido, mas conheci pessoas que fumaram e conseguiram largar o cigarro. Meu vô fez um trato com a filha mais nova e nunca mais fumou. Uma amiga decidiu parar de fumar e não contou a ninguém, só quando tinha feito mais de dois meses sem fumar. Tenha paciência contigo e observa os teus sentimentos. Quando sentes mais vontade de fumar? O que sentes quando fuma? Fumar é uma auto-punição?

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!