quinta-feira, 5 de julho de 2012

Futuro...

O texto chegou-me pelo Facebook, mas também está disponível no blog a devida comédia! Espero não estar a transgridir ao partilhá-lo aqui no meu cantinho, mas achei irresistível!
As enormes palavras de um PAI ( Miguel Gonçalves) dedicadas ao seu filho.
Leiam!

«Estás sentado na tua cama, ainda pequenino, ainda rodeado de grades que te protegem, para que não caias, para que não te magoes. Ao longo da tua vida, serás tua a construir essas mesmas grades, as tuas protecções. Para te protegeres dos ...outros, de ti próprio ou do chamado “futuro”.

Vives numa época em que nos preocupamos constantemente com dois conceitos: a vida e o futuro. O que fazer da minha vida? Como será o meu futuro? E, o mais giro no meio disto tudo, irás ouvir, ler e sentir milhares de definições diferentes sobre vida e futuro.

Tu terás a tua.

A vida é uma escalada. É uma montanha que está mesmo à tua frente e que, pura e simplesmente, tens de conquistar lentamente, pacientemente, amorosamente. Primeiro conselho: não olhes para cima; sentirás algo do tipo “vertigens ao contrário”. Não conseguirás ver o fim da montanha, felizmente. A montanha é tão alta que os teus olhos perder-se-ão nas núvens que a rodeiam. Neste início de aventura tens alguns ferramentas e algumas palavras dos teus pais. Nunca estarás só e algumas destas ferramentas irás utilizar durante toda a tua escalada. Verás que cada ferramenta tem o seu uso em diferentes fases da tua viagem.

Nós já estamos um bocadinho mais acima; sabes, já andamos cá há mais algum tempo. Olhamos-te um bocadinho de cima, mas nunca longe de ti. Sobretudo, estamos sempre a olhar para ti e a lançar, para ti, algumas cordas de segurança para esta escalada. Algumas cordas irás ver, tocá-las. Outras parecem-te invisíveis mas embrenham-se totalmente em ti. Chamam-se Amor e Tranquilidade. São cordas tão fiéis, tão fortes, tão indispensáveis. Estarão ali a segurar-te a nós mas, também, tantas vezes, por nós. Porque não imaginas como tantas vezes precisamos de te sentir.

Verás ao teu lado, acima de ti, abaixo de ti, outros que também partilham contigo esta escalada. Terás também com esses homens e mulheres outras cordas, outros filamentos que vos unem. Homens e mulheres com um nome: Amizade. Convém saberes que nem todas essas cordas terão a mesma força ao longo do teu Futuro. Umas serão fortes como o aço, outras meras palhas. E verás que, às vezes para teu bem e dos amigos, terás de largar algumas dessas cordas e para sempre recordarás as gargalhadas que tiveste com eles. Honrarás tais momentos, eles serão o eco do teu contentamento ao longo da vida.

Pouco mais tenho para te contar sobre esta tua caminhada. Darás os teus trambolhões, terás os teus sustos, as tuas façanhas, a alegria por conquistares um pedaço da montanha que te parecia impossível, a tristeza por não chegares mais depressa (não interessa, acredita em mim!). Com tudo isto aprenderás, são os teus instantes, os teus momentos. O teu Futuro é esse, filho. Nunca te esqueças de olhar para baixo, alguém poderá precisar da tua ajuda, de uma corda tua. Cuidado com o que vem de cima, às vezes podes ter como “presente” pedrinhas caídas pela escalada de alguém. Junta essas pedrinhas, serão úteis.

Um último pedaço de conselho: para mim, a verdade, aquela que tu chamas “verdade verdadinha” da vida está em algo tão simples como parar várias vezes ao longo da escalada, sentares-te comodamente, confortavelmente, deixares entrar o ar bom (aquele que cheira mesmo bem) até ao mais pequeno espaço dos teus pulmões e, num pequeno momento de paz com tudo e com todos, apreciar a esmagadormente bela paisagem que tens pela frente. E se souberes contemplar a beleza no mais ínfimo e no mais grandioso, então o teu Futuro será radioso.»

Miguel Gonçalves, 11 de Dezembro de 2009.

2 comentários:

  1. A vida não é fácil,mesmo com a educação mais esmerada e cuidada,mas temos de tentar e nunca desistir.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Venho agradecer-te a tua amizade e atenção.
    És muito querida.
    Um bom fim de semana e grande beijinho.

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!