sábado, 30 de junho de 2012

Uma palavra que defina o Verão... e este desafio!


Desafio "As Amantes do Verão"

Antes demais desculpem-me mas não vou ser capaz de definir o Verão e o desafio apenas numa palavra.

Acho que Verão acima de tudo é DESCONTRACÇÃO... aliás nos posts diários feitos ao longo do mês vê-se isso mesmo: o tempo convida a um maior contacto com a "vida", o clima apesar de poder tornar-se opressor torna-nos mais lânguidos, mais relaxados e  mais calmos, os dias longos convidam a outras formas de ocupar o tempo e qual é a pessoa que não fica animada porque finalmente as férias estão à porta?

E por isso tudo VIVA O VERÃO.

Quanto ao desafio foi excelente. Gostei da interacção que se criou com outros blogues e gostei de ler os apanhados no Blog da Turista Acidental. Foi divertido participar. Uma forma diferente de me ocupar.

Obrigada à Scarlet e à Turista Acidental e a todos que passaram por este meu cantinho!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma paisagem de Verão



(imagens retiradas da web)

Não é uma... mas são 3 paisagens de Verão.
Locais idílicos para me entregar ao doce prazer de nada fazer!

Dia 29 - Desafio "As amantes do Verão"

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Desabafo...


Não suporto pedantismo, arrogância e autoritarismo!
Quando alguém começa a falar assim para mim fico com 2 opções:

- ouvir, calar e esquecer (diga-se ignorar)
ou
- responder à letra

Hoje optei pela primeira, se bem que não faltou vontade para usar a segunda!

Uma sombra no Verão

(Imagem retirada da net)

Há um lugar onde mesmo nos dias mais quentes de Verão a temperatura é muito agradável. Chama-se Fraga da Pena, tem um ribeiro que vai trilhando entre rochas e vales e termina numa agradável cascata. A água é limpida e gelaaaaaada! Mas é um óptimo lugar para fugir ao calor, fazer uma agradável piquenique e convida a muitas leituras!

Dia 28 - Desafio "As amantes do Verão"

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Os meus óculos de sol


"Óculos de sol (ou óculos escuros) são acessórios que tem por finalidade proteger os olhos dos raios solares, tanto no verão quanto no inverno, pois nesta estação também há dias de luminosidade intensa, com raios que podem ser prejudiciais. As lentes dos óculos podem ser coloridas ou escuras, para diminuir a quantidade de luz que penetra nos olhos.

Visam proporcionar maior conforto para a visão em dias de sol forte, proteger os olhos dos raios solares prejudiciais à saúde ocular, prevenindo o envelhecimento precoce e outras doenças oculares e, por fim, o papel de acessório, sendo usado por vaidade, moda ou por nos fazer sentir mais bonitos, elegantes."

Fonte: wikipedia

Pois bem... para mim os óculos de sol têm de ter lentes escuras e armação preta ou castanha. Uso-os durante o ano inteiro, sempre que há sol! Curiosidade: quando uso os óculos de sol fico com a sensação de ouvir menos bem!

Dia 27 - Desafio "As amantes do Verão"

terça-feira, 26 de junho de 2012

Um outfit de Verão




O meu outfit para um dia de Verão podia ser este! Sempre com o indispensável chapéu!
(Imagens retiradas da internet)

No dia-a-dia uso quase sempre calças. Ao fim-de-semana e durante férias gosto de usar roupa fresca e solta. Os vestidos compridos são para mim o outift de Verão ideal!

Dia 26 - Desafio "As amantes do Verão"

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Da minha janela no Verão


Da minha janela vejo um pouco de tudo. Se olho para um lado vejo os prédios vizinhos, se olho para outro lado vejo um campo verdejante, para o outro um olival e o cemitério, se olho para longe vejo a serra coberta com um manto de cores. Da minha janela vejo o mundo a acordar. As andorinhas a rodopiar, a entrar e a sair do ninho que construiram no beiral da minha casa! Da minha janela vejo...

Dia 25 - Desafio "As amantes do Verão"

domingo, 24 de junho de 2012

Uma fruta de Verão

Palavras para quê!

 Cerejas! Simplesmente adoro.
E se comidas directamente da árvore, sabem ainda melhor!

Dia 24 - Desafio "As amantes do Verão"

sábado, 23 de junho de 2012

Um som de Verão

Sound ot the waves, Barbara Fletcher

E cá estou eu novamente virada para as coisas ligadas à natureza. Mas para além do que esta nos oferece poucos sons me ocorrem que sejam capaz de distinguir o Verão das outras estações.

O som das pinhas a estalar sob o calor escaldante da tarde, os chilrear dos pássaros recém-nascidos nos ninhos, o cantar dos grilos, a cantoria das cigarras e sobretudo o som das ondas a rebentar na areia da Praia... O som de tudo isto é o som do meu Verão.

Dia 23 - Desafio "As amantes do Verão"

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um cheiro de Verão

 (by caipestot)
(imagens retiradas da internet)

E hoje, ao segundo dia do Verão de 2012, o perfume por excelência desta estação do ano cumprimentou-me, juntamente com o sol brilhante e uma brisa suave.

Sou uma pessoa com um olfacto apurado… e no verão há aromas que me invadem a todo o instante: o cheiro das flores que com o calor libertam os seus pólenes, o cheiro à terra seca, o cheiro dos churrascos, o cheiro da fruta fresca, da relva cortada e regada às primeiras horas da manhã, o cheiro das searas, o cheiro da maresia…

O calor do Verão intensifica os cheiros! Não há como negá-los… e se os há agradáveis, também há aqueles que nos fazem torcer o nariz ou até alguns que nos fazem sentir agoniados.

Mas o cheiro do Verão de que mais gosto é o cheiro das florestas/ pinhais, que depois de longos dias de calor recebem uma grande chuvada. Uma delícia… o cheiro da natureza pura, das carumas dos pinheiros, das folhas do eucalipto, da terra húmida… vida adormecida que acorda languidamente depois de refrescada por grandes gotas de chuva.

Dia 22 - Desafio "As amantes do Verão"

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uma coisa que vi neste dia de Verão


(imagem retirada da internet)

Um sol tímido a espreitar através de um tapete denso de nuvens.

Ao longo do dia o sol foi perdendo a timidez
e o dia que começou cinzento
transformou-se num ameno e agradável dia de Verão!

Dia 21 - Desafio "As Amantes do Verão"

quarta-feira, 20 de junho de 2012

As minhas leituras de Verão

(Imagem retirada da internet)

Sou leitora compulsiva e só não leio mais porque não tenho tempo. Se pudesse abdicaria de algumas horas de sono para ler mais, mas se não dormir as minhas 8 horitas por noite não "funciono".

Qualquer época do ano é boa para ler, mas o Verão com os seus dias longos e as férias proporcionam mais tempo para o fazer. Ainda não escolhi as minhas leituras para o verão que se avizinha mas opções não me faltam!

"Um livro é uma casa grande, com todos os quartos que quisermos ocupar e que está implantada no lugar do mundo que mais nos convier.
Um livro é um espelho onde nos podemos ver mas com corpo de homem, ou de mulher, de cor negra, ou branca ou aos quadradinhos, com cabelo ruivo ou louro ou de todas as cores.
Um livro é uma fonte de água muito límpida e muito fresca que nos mata a sede à hora que quisermos.
Um livro é uma árvore que nos dá a sombra e nos mostra as raízes diversas que povoam o chão.
Um livro pode ser uma travesseira ou um bálsamo.
Um livro pode ser um despertador mais estridente que os mais sibilantes despertadores.
Um livro pode levar-se para toda a parte – até para a banheira – e, muitas vezes agarra-se à pele de quem o lê e nunca mais na vida é capaz de o esquecer.
Um livro é o ser mais paciente do mundo. Espera por um leitor a vida inteira.
Não lêem livros os desafortunados que nunca tiveram a oportunidade de provar os sabores do sonho, da sabedoria e da vida.
Senhor, tende piedade deles!"
José Jorge Letria

Dia 20 - Desafio "As amantes do Verão"

terça-feira, 19 de junho de 2012

Um dia no campo de Verão

Serra do Gêres (imagem retirada da internet)

Cresci no campo, numa quinta mais ou menos isolada, rodeada pelo verde da natureza! Quando era criança e adolescente as minhas férias de Verão eram passadas aí mesmo, já que os meus pais não tinham disponibilidade, nem dinheiro para férias fora de portas. Mas foram sempre férias magníficas, cheias de energia, animação, liberdade e aventura. Há um riacho na zona onde todos os anos era feita uma represa para acumular água para a rega dos campos e nós crianças passavamos grande parte do tempo em brincadeiras cabrioladas na água. Férias que sem dúvida deixam saudades!

Ainda hoje tenho uma ligação especial com o campo, embora viva numa pequena vila. Todas as semanas regresso aos lugares da minha infância e trilho pelos mesmos caminhos que trilhei há muitos anos atrás.

O campo é sem dúvida lugar de eleição para mim. Lugar de comunhão com a natureza! O campo convida a caminhadas, piqueniques, brincadeiras e muito lazer! Tal como gosto do campo, gosto da serra... onde também passamos alguns dias todos os verões!

Dia 19 - Desafio "As amantes do Verão"

quase sem folego!

Não , não andei a correr, mas sinto-me como se já tivesse feito uma maratona esta semana, que ainda nem a meio vai!!!

No trabalho a azáfama continua e tudo indica que daqui a 2 meses vai piorar. A juntar a todas as funções que já desempenho vai-se juntar a responsabilidade por um sector cá do sítio, já que a minha colega pediu licença sem vencimento. Não me importo... mas por favor preciso de espaço para respirar!

Em casa anda tudo sobre rodas... emboras as vezes as coisas descarrilem! Felizmente a harmonia impera e rapidamente se volta ao trilho. Mas ando tão tão atarefada que começo a ficar cada vez mais despistada e com tendência para os acidentes! A cabeça não pára e o corpo também não... e acho que me esqueci da disposição dos móveis e as minhas pernas estão mais azuis de que de outra cor qualquer, tal é a quantidade de nódoas negras!

E serve esta lenga-lenga toda para dizer que:

1) só logo à noite vou escrever o post para o desafio das Amantes do Verão
2) preciso urgentemente de férias!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os amores de Verão


(imagem retirada da internet)

... não, não vou revelar os meus amores de Verão aqui! Amores podem acontecer em qualquer estação do ano, em qualquer lugar do mundo, em qualquer ocasião... amores podem ser fugazes, arrebatadores, galopantes, intensos, frugais, correspondidos ou não, felizes ou infelizes, duradouros, marcantes, instantes perdidos...

... alguns aconteceram e no passado ficaram... as recordações estão guardadas algures no meu baú de memórias!

... Agora o meu coração está entregue a um Amor de Primavera: fresco, intenso, verdadeiro, duradouro... e assim espero que fique por longos e longos anos... até que a vida ou a morte outros trilhos definam! :)

Farewell My Summer Love
Michael Jackson

Oooh,
Farewell my summer love, farewell
Girl I won't forget you,
Farewell, my summer love, farewell, ooh

I found my happiest days,
When you came to see your grandma in may
I bumped into you by the corner store
I told you that you sure looked good, now

Your grandma's house was next to mine
We were together most of the time
But summer's gotten away from us
Time's moving too fast for us
(Bye, bye)

Don't turn around
'Cause you might see me cry
Farewell my summer love, farewell
Girl I won't forget you
Farewell, my summer love, farewell, ooh, yeah

When you return to your hometown
And you discuss your trip
Will I be the guy that you put down
Or someone that you don't forget, no?

I'll never forget you
And maybe next year
When you're out of school
You'll return, but until you do, baby
(Bye, bye)

Don't turn around
You might see me cry
Farewell my summer love, farewell
Girl I won't forget you
Farewell, my summer love, farewell, yeah

Oooh
Farewell, farewell
Oooh,
Farewell, farewell

If you remember my name,
(Drop a line)
Drop a line sometime, yeah
Yeah, ooh
Girl I won't forget you
Farewell my summer love, farewell
Girl I won't forget you

When you return to your hometown
And you discuss your trip
Will I be the guy that you put down
Or someone that you don't forget, no?

I'll never forget you
And maybe next year
When you're out of school
You'll return, but until you do, baby
(Bye, bye)

Don't turn around
You might see me cry
Farewell, my summer love, farewell, oohh, yeah
Farewell, my summer love, farewell

Dia 18 - Desafio "As amantes de Verão"

domingo, 17 de junho de 2012

As melhores férias de Verão

Porto Santo

... são aquelas em que tudo corre bem. Não é preciso fazer grandes viagens, não é preciso hotéis de 5 estrelas, nem é preciso muito dinheiro. As melhores férias de Verão são aquelas em que existe harmonia, felicidade e muita alegria. Onde não há horários, rotinas e compromissos!

Não consigo de todas as férias escolher quais foram as melhores. Pois de todas elas ficaram boas memórias! Se me perguntarem qual foi a melhor viagem que já fiz, aí sem dúvida elego a minha viagem à Madeira e ao Porto Santo.

Dia 17 - Desafio "As Amantes do Verão"

sábado, 16 de junho de 2012

O meu fato-de-banho, bikini, tankini, tanga, etc...

Está complicado responder ao desafio das "Amantes do Verão" hoje. Durante o dia andei entregue ao descanso, ao passeio e à brincadeira. Apesar do Verão ainda andar meio escondido o sol deu o ar da sua graça e soube tão bem sinto-lo no alto de um monte rodeada pelo verde da natureza.

Agora que finalmente me sentei e tornei a olhar para o tema do desafio de hoje chego à conclusão de que devo andar meio desactualizada no que a tendências de moda diz respeito. Confesso: não fazia a miníma ideia do que era um tankini. (graças ao amigo google agora já sei)!

Ora apesar de não ser menina de ficar muito tempo estendida ao sol ou parada num mesmo lugar e o tempo em que visto o "equipamento de banho" ser reduzido, quando vou à praia ou rio opto sempre por um bkini! Fato-de-banho só mesmo na piscina!

Apesar de gostar de variar, não compro bikini anualmente só para seguir o que a moda dita!

Lamento mas faltou-me a inspiração para encontrar imagem adequada para o post e também não a posso fabricar a partir dos meus bikinis porque a máquina fotográfica não está em casa. Ohhhhh.......

Dia 16 - Desafio "As amantes do Verão"

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A minha toalha de praia




... tem de ser graaaaaaaaaande! De preferência sem bonecada e em tons de azul, lisa ou às riscas!

Dia 15 - Desafio "As Amantes do Verão"

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Antropologia


Nem sempre seguimos os itinerários de vida que traçamos: se tivesse seguido o meu há 18 anos atrás hoje seria ANTROPOLOGA!
Mas a vida é feita de constantes mudanças... e o SE não existe. Mas é sempre bom recordar!

Desafio "Meus Momentos"

Selinho criado por abspinola do Blog Meus Momentos

Recebi da Ana Cristina do Blog Sonho Colorido o desafio "Meus momentos". Consiste em responder a 5 perguntas e passar o desafio para 5 outras Bloggers!

Cá vão as minhas respostas:

1º Descreve 5 traços teus – sou decidida, impulsiva, curiosa, trabalhadora e um pouco introvertida!
2º Preferes quente ou frio? Depende do contexto. Se nos referirmos ao clima: prefiro moderado. Café: bem quente, se faz favor! Água: natural. Leite: frio. Amor: quente!

3º o porquê da escolha do nome do teu blogue? Devaneios entre páginas porque adoro ler, a minha profissão está ligada aos livros e à leitura e porque entre leituras, páginas e palavras mais de que muitos devaneios vão surgindo. E é no meu blog que vou registando alguns desses devaneios. A minha cabeça não para de pensar nunca. Sou uma alma inquieta mas feliz!
4º Acreditas ainda no teu País? No país acredito, talvez não acredite nas pessoas que o conduzem.

5º O que mais detestas? Detesto a mentira e a falsidade.


E passo o desafio para:

- Filipa do blog http://atravelerjourney.blogspot.pt/
- Danizitha do blog http://danizitha-blogoficial.blogspot.pt/
- Pérola do blog http://eeratudomuitobom.blogspot.pt/
- Nany do blog http://maetambemmulher.blogspot.pt/
- Super sónica do blog http://supersonicalife.blogspot.pt/

A praia do meu Verão

Para mim uma boa praia tem de ser sossegada, um pouco afastada do meio urbano e limpinha. Se a isso se puder juntar água tépida e pouca ondulação, será o ideal. Não gosto de praias apinhadas de gente e de confusão. Gosto de praias onde para além de algumas vozes, possa escutar os sons da natureza!



(Imagens retiradas da internet)

Em Portugal gosto das praias da costa Alentejana, com especial destaque para a praia da Ilha do Pessegueiro, que para mim tem um ambiente encantador, um certo toque de magia. Já há alguns anos que não vou lá, mas as memórias das minhas passagens neste pedaço de areia e mar ficam!

Dia 14 - Desafio "As Amantes do Verão"

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O que mais gosto de comer no Verão

No Verão e sobretudo quando está muito calor gosto de comer saladas frias e muita fruta! As saladas são fáceis de fazer e são uma excelente forma de aproveitar as sobras e de fazer uma refeição diversificada, pois nelas cabe quase tudo!


(Imagens retiradas da Internet)

Fora de casa gosto de comer umas belas lulas ou sardinhas grelhadas, com pimentos assados a acompanhar!

(imagens retiradas da internet)
Bom apetite!

Dia 13 - Desafio "As Amantes do Verão"

terça-feira, 12 de junho de 2012

Poemas da minha vida (III)

Sopro divino de Jaime Cortesão

És uma chama de ternura,
Uma brisa carregada de pétalas,
Um luaceiro de estrelas
Numa noite de Estio:

És o sopro de Deus
Que faz florir os mundos
E traz em si o gérmen
De todas as promessas criadoras.

Tens a virtude oculta que redime;
Podes moldar a vida à tua imagem.
Bendita aquela hora em que poisaste
Os olhos sobre mim!

No rasto desse olhar,
Refluo sobre o tempo,
Regresso ao Caos vivo e originário,
E, entre o não ser e o ser,
Pairo sobre os abismos constelados
Como um clarão crepuscular:
Sou êxtase,
Espírito,
Luar…

Este poema entrou na minha vida há bem pouco tempo! Li-o e foi amor a primeira "vista".

As noites de Verão

(Imagem retirada da net)

Gosto das noites do Verão! Gosto mesmo, pois em vez de ficar fechada entre quatro paredes posso desfrutar do tempo ao ar livre. Depois de ter o cachopo na cama gosto de me sentar na varanda a ver as estrelas que brilham no céu, a ouvir as cigarras cantar e  ver os pirilampos a brilhar!

Dia 12 - Desafio "As Amantes do Verão"

segunda-feira, 11 de junho de 2012

As tardes de Verão


(Summer - Natascha Westcoat)

Para mim a tarde de Verão ideal é aquela em que o calor não é excessivo! Gosto de reunir a família e sair para uma caminhada ao ar livre num parque, no campo ou à beira-mar! Uma outra alternativa que também aprecio é escolher uma agradável praia fluvial e instalar-me à beira da água com uma boa leitura, um lanchinho e alguns mergulhos! :)

Dia 11 - Desafio "As Amantes do Verão"

domingo, 10 de junho de 2012

As manhãs de Verão

Fotografia tirada pelo meu amor

Desde que sou mãe as minhas manhãs de Verão e de qualquer outra estação do ano mudaram muito: da calma para a grande agitação.  Quando não estamos de férias é uma correria para sairmos de casa a horas e cumprir todos os horários. De férias são um pouco mais calminhas.

Idealmente gosto de manhãs tranquilas, sem horários para cumprir e sem correrias. Não gosto de me levantar demasiado tarde e a primeira coisa que faço quando saio da cama é preparar uma agradável chávena de café. Gosto de o bebericar sentada no meu cadeirão frente à janela, se possível acompanhada por um bom livro! Depois de cumprido este ritual tomar banho e vestir, para logo depois sair e tomar uma "bica" numa esplanada!  

Dia 10 - Desafio "As amantes do Verão"

sábado, 9 de junho de 2012

O meu cabelo de Verão

(Fotografia da autoria do meu amor)

O meu cabelo de Verão não difere muito do das outras estações do ano. É loiro mas com muitas variações de tonalidade ... tem o aspecto de palha e quanto mais sol apanha pior fica! Uso o cabelo comprido e a única manutenção que lhe vou fazendo é cortar as pontas! E até nisso agora estou atrasada. Mas até ao início do Verão ainda tenho (assim espero) para lhe dar um jeitinho! :)

Poema dos teus cabelos loiros

Cabelos doirados, ondeados, alados,
Que tecem coroas, com fios de sóis ...
Às vezes, pintados, cortados, trançados;
Às vezes, em cachos, anéis, caracóis...

Cabelos que espalham carícias, delícias...
Que medo que eu tenho de, um dia, perdê-las ! ...
Cabelos que eu vejo, que eu beijo, desejo,
Caídos, compridos, vestidos de estrelas . . .

Cabelos que lembram falenas serenas,
Bailando, brincando, vogando, ao luar . . .
Cabelos mais loiros que os loiros tesoiros
Dos raios solares, suspensos no ar...

Cabelo que as jóias constelam, estrelam,
Com flavos rebrilhos de céus tropicais...
Cabelos que trazem mais oiro nos cachos,
Que os régios penachos dos fulvos trigais. .

Cabelos de Fada de alguma balada . . .
Cabelos painentos! . . . Eu amo - ai de mim !
A criança que trança e retrança essas tranças
E tem os cabelos doirados assim...

Cabelos doirados, ondeados, alados,
Que tecem coroas, com fins de sóis...
Às vezes, pintados, cortados, trançados;.
Às vezes, em cachos, anéis, caracóis...

por Nilo Aparecida Pinto
(Antologia da Nova Poesia Brasileira, J.G . de Araujo Jorge - 1a ed. 1948 )

Dia 9 - Desafio "As Amantes do Verão"

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A educação e os limites

A navegar por aí econtrei um excelente texto que reflecte sobre os limites que impomos ou não aos nossos filhos. Porque tenho uma criança para educar e porque quero fazer tudo o que estiver ao meu alcance para a tornar feliz e confiante a educação é uma temática que me interessa, e muito. Embora siga quase sempre o meu instinto, este é moldado pelas minhas vivências e experiências e também pelas muitas leituras que faço.
Não recorro a castigos (pelo menos por agora) e quando o meu cachopo "estica a corda" o que faço é falar com ele de forma carinhosa mas tentando manter-me firme. Como diz o texto tento ser tradutora da realidade que o rodeia. Também quando há uma birra tento compreendê-lo, novamente falo com ele e sim recorro ao abraço para sossegá-lo. Acho que a melhor educação é aquela que passa pelo carinho, pela compreensão e pelo diálogo.

LIMITES por Mónica Pina
link:
http://www.facebook.com/notes/m%C3%B3nica-pina/limites/10151013508797082

Fala-se muito de limites na educação das crianças.

A forma como essa questão é abordada parece-me frequentemente artificial. "É importante pôr limites às crianças". Limites como? Que limites? Porquê? Baseado em quê?

Parece quase um exercício de sadismo: "Eh pá, hoje ainda não pus limites ao meu filho, deixa-me lá frustrá-lo um bocadinho senão ainda se habitua mal!".

Pressupõe várias coisas questionáveis.

Pressupõe que os pais conseguem adivinhar tudo aquilo que os filhos sentem, quando na verdade todas as crianças, tal como todas as pessoas, têm uma vivência que é impossível conhecer na íntegra (é a inelutável solidão do ser humano!). Como é que eu sei se a criança não passou já por uma boa dose de frustração ligada aos limites do Mundo? Ao facto de que as paredes são duras, ao facto de que não é possível mover os objetos com o poder da mente, ao facto de que a mãe está ali em vez de aqui, onde eu precisava dela... Como é que eu posso avaliar o que é um limite para, por exemplo, uma criança de 7 meses? 1/2 hora de frustração? Alterno um sim e um não? Ou guio-me pelo quê? Pelo que diz o expert de pediatria do momento?

Depois pressupõe que a educação é um exercício sadomasoquista e desagradável. Quando educar pode ser uma descoberta mútua. Um caminho por vezes pedregoso mas bonito.

Quando uma criança pré-verbal encontra um limite, a última coisa que precisa é de um progenitor que ainda junte mais frustração àquilo que ela precisa de elaborar.

Não faz mais sentido que sejamos "tradutores" duma realidade dificilmente compreensível? Não faz mais sentido pensar que uma criança que não é frustrada arbitrariamente para fins educativos mas acompanhada nas suas frustrações, respeitada nos seus sentimentos, com pais que lhe interpretam com palavras esses sentimentos, desenvolva melhor capacidade de adaptação às adversidades da vida, porque parte duma base sólida e segura? Porque quando estava confusa e frustrada teve quem a apoiasse?

Mais ou menos o mesmo vale para as birras. Quem conseguir afastar-se um pouco emotivamente e utilizar aquela característica maravilhosa que é a compaixão, nunca torcerá o nariz quando vir uma criança fazer "birra". Terá pena do puto. Pena dos pais. Tentará distrair o puto e aliviar os pais, em vez de se armar em juiz. Os putos fazem birra, tal como nós, mas têm menos capacidade de limitar a expressão dela. Se calhar eu não bato os pés nem grito mesmo quando tenho vontade (e faço eventualmente lapsos para compensar... Ou engulo e faço-me vir uma úlcera no estômago...). Mas uma criança não tem a capacidade de engolir. Quando entra em overload, por assim dizer, grita e berra, e muitas vezes a única coisa que se pode fazer é abraçá-la. Contê-la. E às vezes isso é muito mais difícil do que lhe dar um estalo e mandá-la para o quarto. Muito mais... porque implica ultrapassar o próprio passado, ou aquilo que é o "normal".
A ideia de habituar as crianças à adversidade começando a propor-lhes, desde tenra idade, pequenas doses de sofrimento (infligido pelos pais, o que tem um peso muito maior e é quase perverso, se pensarmos bem) é a mesma dos que sustentam que bater nos filhos é equipá-los para gerir a violência no mundo. Não estou a falar genericamente, mas de conversas tristes que ouvi ou tive, conversas que me fazem oscilar entre a indignação e a tristeza pelo sofrimento que vejo nos olhos dos miúdos.

A mim arrepia-me ouvir os pais oferecerem pancada ou castigos como método de controlo dos filhos.

Como é que a habituação à violência pode ser uma solução seja para o que for? Como é que uma criança pode desenvolver o sentido de justiça se desde jovem for humilhada pelos mais fortes e poderosos e isso passar a ser a norma?
A mim parece-me que este discurso terá surgido, tal como a "normalização" da alimentação infantil, durante o fascismo. Tenho um livro para ler sobre isso...

Nada disto significa que tenhamos que dizer sempre que sim. Diz-se que não, mas acompanha-se a frustração que esse não provocar.

Festas, arraiais e festivais de Verão


Uma equipa de filmagem filma-se a si própria num meio rural do centro de Portugal, onde se encontram emigrantes portugueses de férias, visitando a terra natal na época de verão. O ambiente é de festa, de encontros e desencontros ocasionais entre amigos e familiares. Fonte: wikipédia
Retrato da minha região no Verão

****

Confesso que não sou grande apreciadora de festas, arraiais e festivais.
Porém é quase impossível evitar estes acontecimentos tão característicos do Verão e acabamos por nos deixar contagiar pela festa. Embalados pelo ritmo dos acontecimentos, cedemos a risos e sorrisos, balançamos ao som da música, vibramos com as cores do fogo-de-artifício que na noite escura iluminam o céu.
Apesar de conseguir saborear o evento, divertir-me e descontrair-me, não vou a mais de 2 ou 3 festas por Verão... todas elas têm o mesmo "menu" e o que é demais cansa-me.

Dia 8 - Desafio "As Amantes do Verão"

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A minha bebida preferida no Verão

Fotomontagem da minha autoria

Pouco original, eu sei… para além da água e do café que bebo em qualquer estação do ano e que são sem dúvida as minhas bebidas preferidas, no Verão o que me sabe bem é uma cervejinha de pressão numa esplanada ao final da tarde!

Dia 7 - Desafio "As amantes do Verão"

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O meu calçado de Verão

O meu calçado de Verão tem de ser fresco, prático, arejado e variado... e infelizmente não pode ter saltos altos!

 Sandálias NineWest
 Colecção Gisele Bundchen
 Sabrinas sempre práticas
 paregabiavanili
 Chinelos Ipanema
 Sapatilhas de pano
Ténis Geox


Todas as imagens foram retiradas da internet e não, os modelinhos apresentados não fazem parte da minha sapateira! Mas, não me importava que fizessem...

Esquecendo calçado, de preferência eu andaria sempre descalça!
Dia 6 - Desafio "As amantes do Verão"

terça-feira, 5 de junho de 2012

Um segredo de verão

(Imagem retirada da net)

O meu segredo de Verão (que já não é) foi o meu primeiro beijo na boca. Nada romântico, nada bom... fiquei traumatizada e depois do beijo andei dois dias a cuspir e a lavar os dentes quase de hora a hora a pensar que podia ter ficado com alguma doença! :)
Coisas da pré-adolescência!

Dia 5 - desafio "As amantes do Verão"

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O dia mais longo...

Desde que o Pimpolho nasceu este é o dia mais longo sem ele... e está a custar a passar. Ainda tenho que aguentar por aqui até as 18.30!

O que não gosto no Verão


Do calor excessivo! Mais do que 30º graus é demais para mim.
Condição apenas tolerável se estiver num sítio que se assemelhe ao acima representado.
Com muita, muita água para refrescar.
Infelizmente nem todo o Verão temos férias... e não é nada agradável trabalhar num edifício sem ar condicionado onde rapidamente a temperatura durante os meses de Julho e Agosto ascende acima dos ditos 30º!

Dia 4 - Desafio "As Amantes do Verão"

domingo, 3 de junho de 2012

O que não pode faltar no meu Verão

 Praia fluvial de Avô
 Praia fluvial de Coja
Praia fluvial de Secarias
Praia fluvial de Góis
(imagens retiradas da internet)
Água muita água… para beber, nadar e refrescar!
E sobretudo algumas tardes bem passadas em algumas das várias praias fluviais existentes aqui na região.
Não que eu não goste de praia e de mar… mas também gosto muito de praias fluviais onde o verde se mistura com o azul. E há sempre uma sombrinha para fugir do sol abrasador!

Dia 3: Desafio As amantes do Verão