terça-feira, 21 de maio de 2019

Desafiante e muito desgastante...

O meu filho mais novo tem 4 anos, e sem muitas hesitações digo que estes estão a ser os anos mais desafiantes da minha vida. A coisa agravou-se com a entrada dele para o Jardim de Infância e por muito que toda a gente que me rodeia diga constantemente "é uma fase", custa-me a acreditar. Pois a fase já dura há muito tempo.

O rapaz tem uma personalidade extremamente vincada e basicamente só faz o que ele quer. Eu e o pai já conversamos muito sobre o assunto, já mudamos estratégias, já falamos com ele, já castigamos, mas nada parece surtir grandes efeitos. 

Lembro-me que no ano passado por esta altura eu andava preocupada com a professora que lhe iria calhar. Tinha receio que ficasse na sala em que acabou por ficar por a professora ser muito rígida. Mas nem ela consegue fazer com que ele colabore e frequentemente falamos sobre que estratégias utilizar para o orientar no sentido de cumprir com as tarefas que lhe são sugeridas. Ela também já reprimiu, já castigou e já se apercebeu do olhar de gozo que ele usa em todas estas circunstâncias.

Hoje mais uma vez a professora voltou-me a abordar. Conversamos e ficamos as duas a olhar de forma impotente uma para a outra, decidindo que vamos "esperar" que depois das férias do verão as atitudes do rapazinho melhorem... quem me dera. 

É que lidar com este miúdo é desafiante, mas também muito desgastante!

1 comentário:

  1. Não conheço a criança mas a forma como falam dele mais parece que já está a ser visto como um futuro delinquente. Não me leve a mal mas não acho normal que a educadora não saiba lidar com a situação, ou melhor, ela não sabe lidar com a situação e o problema é dela não é do miúdo. Ele é só um miúdo de 4 anos, têm de encontrar forma de o cativar, de o manter interessado, os miúdos não são todos iguais, felizmente. e não têm de ser. (fala uma mãe que por causa das queixas e quietinhas da professora primária foi levada a uma psicóloga para avaliação. resultado criança normal mas com tanta ralhete tinha falta de auto estima. mudou de escola e nunca foi tão feliz. tornou a mudar de escola e de país e é hoje uma miúda de 13 anos super responsável com a escola e finalmente aprende com gosto)
    Atenção, não se foque tanto no miúdo de 4 anos, olhe para a escola e para a educadora e veja lá o que lhe parece visto de longe? o miúdo está feliz? a minha não estava e eu não vi! Beijinho dos grandes

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!