sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mudanças...

As minhas férias já lá vão há muito e as de Dom Pimpolho estão a terminar! Apesar das aulas no Jardim-de-infância só começarem no dia 12, a partir de Segunda-feira o rapaz vai para o ATL. Durante as 2 semanas que se passaram ficou com os avós, mas para além de ser desgastante ter de fazer logo pela manhã 55 kms e outros tantos no fim do dia, acho que está na hora de ele lentamente voltar às rotinas... rotinas que vão mudar e que me começam a deixar um tanto ou quanto ansiosa.

A maior alteração, para além da escola nova, é a supressão da sesta! Eu deveria ter começado a cortar-lha este mês, mas não tive coragem! Ele é madrugador, acorda todos os dias por volta das 6.30 da manhã e por isso à tarde dorme em média 3 horas!  Vou portanto ter que me preparar para eventuais birras ao fim da tarde quando o for buscar... e espero que com o fim da sesta ele comece a dormir um pouco mais à noite!

Já o preparei mentalmente para o início das aulas! E ele ora responde entusiasticamente que quer ir, ora responde não com cara de amuo! Vamos a ver como corre...

Vai conviver com muito mais crianças e de idades mais variadas do que até agora e vai deixar de estar num meio tão protegido como era a creche. Isso não é muito preocupante, porque apesar de em meios novos ser inicialmente tímido ele é bastante sociável. 

Mas... sim ainda existe outra preocupação: a alimentação! Apesar de Dom Pimpolho ser perfeitamente capaz de comer sozinho é molengão e por vezes preguiçoso, confesso que a maior parte das vezes acabo por ser eu a meter-lhe a comida na boca! Na escola não vai haver esta atenção personalizada e já o estou a ver a chegar a casa no fim do dia completamente esfomeado!

Agora é aproveitar bem estes últimos dias e na próxima semana logo se vê como vai decorrer a adaptação! Quer corra bem, ou menos bem vou dando notícias.

E obviamente nesta altura do campeonato não devo ser a única mãe com este tipo de preocupações!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desabafo...

Não, não fui apanhada de surpresa mas “estou passada”, para além de ver o meu ordenado a baixar ano após ano, agora ainda vou ter de trabalhar mais horas exactamente pelo mesmo dinheiro… ou seja embora camuflado cá está mais um corte salarial. E não, não é a parte monetária que mais me irrita, mas sim os falsos pressupostos que estão por detrás desta medida e acima de tudo a redução da minha qualidade de vida no que à esfera privada diz respeito.

Ao ter que trabalhar 8 horas por dia (já o fiz no passado e trabalhei muitas vezes bem mais de que 8 horas, sei também que grande parte das pessoas trabalha este número de horas), vou estar fora de casa cerca de 10 horas (8 a trabalhar, 1 hora para almoçar e 1 hora para as deslocações). Considerando que tenho de dormir entre 7 a 8 horas por noite para me manter funcional, sobram 6 horas, das quais cerca de metade serão gastas em tarefas domésticas e afins e sobram 3 horas para a família!

Preocupa-me esta questão, preocupa-me porque queria ter outra disponibilidade para educar o meu filho, para o acompanhar nos estudos, para brincar com ele, para conversar com ele. E chego-me a questionar como é possível levar a tarefa a bom porto nestas condições?

Estou revoltada!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Grandes verdades...

Concordo! E vocês?

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Coça, coça, pica, pica


Hoje de manhã fui informada pela minha maninha de que as queridas sobrinhas estavam com piolhos! Nada de outro mundo e felizmente tem solução. Parece que o Verão é mais propício ao aparecimento destes malvados bichinhos porque eles gostam de humidade conjugada com calor!

Mesmo assim preferia vê-los à distância e nem sequer ouvir falar deles. Pois isso bastou-me para ficar com uma comichão danada e a ideia de sentir patinhas a passear por entre os meus fios de cabelo! Certamente vou pôr o meu mais de que tudo a investigar e já lhe pedi para passar na farmácia para comprar o shampoo milagroso!

Quanto à cabeça de Dom Pimpolho até agora continua limpa, limpinha e espero que assim continue. A tia ainda colocou a hipótese de eu o levar aos avós, mas na minha opinião a esta hora do campeonato já pouco ou nada resolvia, pois ainda ontem passou o dia inteirinho na companhia das primas! Para além disso como mãe cuidadosa que é, já iniciou o tratamento a todos os membros do lar, lavou roupas de cama e de banho e limpou a casa de uma ponta à outra!

Agora é esperar que a bicheza desapareça de vez, e não baixar armas nos próximos dias!


Tentativa número 2!

Depois de uma semana, consegui convencer Dom Pimpolho a ir passar o dia em casa da tia! Logo pela manhã levei-o de armas e bagagens para lá! E ele ficou todo satisfeito a brincar com a prima mais nova. A ideia é também passar lá a noite... e como não gosto de o apanhar de surpresa fui lhe dizendo que era para ficar a dormir em casa da tia. A resposta foi invariavelmente: - não! Eu hoje à noite vou para casa...

À despedida, disse-lhe até amanhã... mas não estou muito confiante! A ver vamos como corre. Se fica ou se o terei de o resgatar no fim do dia!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Agreste...

Há manhãs que começam de forma atribulada, e hoje foi o caso!
Desde que sai de casa que sinto uma sensação estranha e agreste no corpo. Só agora me ocorreu investigar porquê.

Conclusão: vesti o soutien do avesso!

O tempo abrandou?!?

Durante o período de férias era ver o tempo passar e agora que regressei ao trabalho parece que o tempo parou ou então a semana cresceu!

Fim-de-semana, por andas?

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Overeaten!

Quem me manda ser glutona: ao almoço comi um caldo verde e uma enorme fatia de bola de enchidos! E que bem me soube. Meia hora depois estou a sentir-me como uma verdadeira lontra! 

Porque é que penso sempre que não devo exagerar, depois de já o ter feito?

O Google Doodle de hoje...

Não há dia em que não use o google e como tal sempre que há um Doodle há um motivo para saber mais: sobre o homenageado, sobre o evento ou sobre a data em destaque.

Hoje o destaque vai para o músico francês Claude Debussy, o Doodle relembra um dos maiores clássicos da obra de Debussy: Clair de Lune - a par da música um cenário de uma típica noite de luar, numa cidade do início do século passado.

Passem por lá e aproveitem para descontrair ao som de uma bela melodia durante alguns minutinhos! Vale a pena.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Planos alterados...

Eis que depois de uma noite fora Dom Pimpolho regressou a casa! O plano original era uma noite em casa dos avós, e uma noite em casa da tia! Mas a ideia não lhe agradou, massacrou toda a gente (avós, tia e primas) durante o dia inteiro com birras atrás de birras, entre-caladas com "não quero dormir em casa da tia", e eu fui convocada a ir buscar a pestinha mal acabei o meu dia de trabalho!

Lá se foram os planos de arrumar o guarda-fatos e passar roupa a ferro por água abaixo!

Hoje em vez de Dom Pimpolho estar em casa da tia, estão a tia e as primas em casa de Dom Pimpolho! A ver vamos como corre o dia e se o convenço a passar uma noite fora na próxima semana.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sou antiquada... só pode ser!




As unhas de gel estão na moda, e por mais que olhe, que observe, simplesmente não consigo gostar.
E não consigo desprender o olhar de mãos arranjadas de acordo com esta moda! Faz-me impressão, faz me lembras as unhas de certos animais e questiono-me, como é que mãos assim cuidadas podem fazer as tarefas normais do dia-a-dia???
São gostos, e esses não se discutem! Mas definitivamente eu não gosto.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Praia


Praia da Légua (Nazaré)
(crédito da fotografia: meu mais que tudo.)

As férias já lá vão, e eu queria ir com elas!

Pois é, o que é bom passa rápido e as férias já lá vão! Parece que ainda ontem ou antes de ontem começaram!

Dom Pimpolho ainda terá férias até ao final do mês... achei por bem não inscrevê-lo no ATL já em Agosto, porque achei que estar apenas 2 semanas afastado da escola era pouco. Sobrecarrega mais um pouco, mas ele merece. Sobrecarrega porque quer a tia, quer os avós maternos vivem a 25 km daqui... o que implica levar de manhã cedo, e buscar no fim do dia de trabalho...

Pela primeira vez em 3 anos, ele vai ficar afastado da mamã e do papá durante 3 dias inteiros! Vai dormir uma noite em casa dos avós e a noite seguinte em casa da tia. Ele foi contente da vida, já eu comecei a sentir saudades e um apertozinho no coração com 3 dias de antecedência. Oh mãe galinha...

No trabalho tudo continua mais ou menos na mesma... como habitualmente após as férias, tenho uma pilha de jornais para ver! Mas, e espero conseguir cumprir, resolvi tentar abrandar um pouco, não ser tão obcecada e querer fazer sempre mais e mais... 

O dia começou com tropelias... levantei-me às 6.50 e às 7.10 já estava vestida e arranjada. Acordei o homem da casa e Dom Pimpolho... vesti o segundo e dei-lhe o pequeno-almoço... que acabou "despejado" (diga-se vomitado) em cima de mim, dele e do sofá!  recomeça tudo do ZERO!

Mesmo com acidentes domésticos pelo meio, o dia começou em harmonia e os timings foram respeitados: 55 km feitos para levar Dom Pimpolho a casa dos avós e a picar o ponto pontualmente as 9.00 da matina!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Paisagem


Vista ao Pôr do sol da "nossa"casinha de férias!
(crédito da fotografia: meu mais que tudo.)

Leitura (mais ou menos) em dia!


Ando há anos a dizer que vou deixar de comprar livros... mas eles são simplesmente irresistíveis! O meu grande vício! O problema é que o espaço para os guardar já não existe e nas minhas estantes já não há qualquer organização. Todos os espaços estão ocupados!

Estas férias comprei o primeiro livro que a Joanne Harris escreveu, "Maligna" e a leitura vai a meio. Estou a gostar bastante!

Outra das minhas aquisições foi "A terra toda" de José Manuel Saraiva e devorei-o em dois dias! Adorei o enredo, a forma simples em que está escrito e deixei-me levar pela história vivendo-a quase como se fosse minha! 

Para além dos dois livros que comprei para mim, ainda vieram para casa mais 3 livros para Dom Pimpolho e outros 3 para a J., filha do meu companheiro!

Um dia destes vou ter que olhar bem para as estantes e seleccionar alguns exemplares para doar à biblioteca... caso contrário terei mesmo que controlar o vício, antes que os livros se comecem a empilhar nas cadeiras e mesas!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Na recta final das férias!

Como passa rápido o que é bom! É verdade já só faltam 4 dias para o regresso ao trabalho. Depois de uma semana perto da praia, 2 dias em casa e 2 dias na Serra da Estrela, regressamos definitivamente ao lar. E para mim o ditado "Home sweet home" assenta na perfeição.

Claro sabe-me sempre bem passar uns dias fora, mas não há nada melhor de que estar no nosso "ninho". Para mim uma semana de praia é o ideal, isto porque contrariamente a muitas pessoas, não sou lá grande fã de sol e areia e passado meia dúzia de dias começo a ficar saturada.

Sinto-me revigorada, dormi muitas sestas, consegui ver 2 filmes na íntegra e ler um livro e meio! Brinquei muito com o meu filhote e apesar de continuar com dores na base da nuca e no pescoço, estas diminuíram consideravelmente, tendo havido dias em que nem se fizeram sentir. Ou seja o diagnóstico que me foi feito por um médico de medicina chinesa estava correcto: stress e tensão acumulado. Vamos a ver se consigo evitar que isto torne a acontecer... tenho que ser mais calma, saber abrandar e não me pressionar tanto por causa do trabalho!

O meu filho adorou a praia! Brincou na areia absorto de tudo, mas não quis nada com a água! No ano passado não havia quem o conseguisse manter afastado do mar, e este mal via uma onda a aproximar fugia a sete pés! Ohhhh....

Mas para compensar já fomos dar uns mergulhos ao rio, e aí é vê-lo deliciado dentro da água! E nos quatro dias que restam vamos aproveitar para lá regressar!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

1º momento alto das férias

Ainda não tinha começado as férias há 2 minutos e a cabeça já andava no ar: saí do serviço e só depois de 10 minutos encontrei o carro!

E não, não trabalho numa cidade. Mas sim numa pequena vila do interior com uns meros 3.700 habitantes!