sexta-feira, 28 de setembro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Está a caminho...

 
O meu mais que tudo fez a pré-reserva na Fnac... acho que percebeu o impacto que a leitura do primeiro volume teve em mim!
 
Já muito foi falado na blogosfera e não só sobre as sombras de Grey. Entre críticas positivas e críticas negativas, há quem goste e quem não goste e há ainda aqueles que por preconceito não admitem que gostam!
 
Não é uma grande obra literária. Disso não há dúvidas. Mas é um bom livro erótico, sensual e um bom afrodisíaco, ainda que haja cenas com que não me identifico!
 
Espero ansiosamente que "As cinquenta sombras mais negras" chegue à minha caixa de correio!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Maus hábitos ou vícios


Luto há anos contra o terrível vício do tabagismo e quanto mais ando para a frente mais frustrada me sinto por ser incapaz de resolutamente dizer CHEGA! BASTA!

Para mim a questão nem está na quantidade de cigarros que fumo (que não chega aos 10 por dia) ou no dinheiro que desperdiço na sua compra. A questão está em nem sequer saber o que ganho ao fumar! Um prazer especial? Não. Às vezes até me sabe bem, mas mais são as vezes em que não me sabe bem e mesmo assim dou por mim a pensar no próximo cigarro.

Os malefícios do tabaco conheço-os todos. Os benefícios de não ser fumadora também. Então afinal o que me prende a este maldito vício?

A força de vontade tem de partir de mim mesma. Do meu interior. Não vale a pena estar à espera de milagres.

Julguei que uma gravidez me fizesse decidir a largar os cigarros. Não fez.

Julguei que o facto do meu companheiro ter parado de fumar (seis meses e voltou) pudesse ter sido um bom incentivo para fazer o mesmo. Não foi.

A minha casa e carro são locais de fumo proibido. Pensei que o vento, o frio e a chuva me demovessem de ir à varanda para fumar. Não demoveram.

Inscrevi-me nas consultas de cessação tabágica há quase um ano atrás. Mas até agora não fui convocada! (calculo que deixou de haver dinheiro para a realização das mesmas nos centros de saúde!)

Sempre me recusei a tomar medicação ou usar pensos de nicotina.

Já li um livro que supostamente me deveria ter feito largar o vício. (conheço 3 pessoas que o leram e quando chegaram à última página, chegaram também ao último cigarro)

E passado este tempo todo… eu continuo na mesma.

Já pensei em escrever, tal e qual castigo da escola primária, mil, duas mil, ou até 10 mil vezes seguidas a frase: NÃO VOU FUMAR MAIS.

Mas não o fiz. Martirizo-me por continuar presa a este vício. Vício estúpido que quero largar… só ainda não sei como!

Vá martirizem-me e digam que tenho mesmo que parar!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sinais do Outono

 
O Outono aproxima-se a passos largos
e eu aguardo-o de braços abertos...
os dias já se notam mais curtos
as folhas das árvores tingem-se de muitas cores
e o tempo parece abrandar um pouco.
Espero-te Outono...
de dias variados
estações mescladas.
Espero-te Outono...
 
Anseio pela chuva,
um agasalho no corpo
chapinhando em poças de água.
 
Serões à lareira
na companhia de um bom livro
música a embalar.
 
Dias de chuva
dias de sol
 
Espero-te Outono.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ser mãe é...


(Imagem retirada da net)

Ficar babada por tudo e por nada!
E ontem fiquei tão, tão orgulhosa!
Dom Pimpolho ainda há 2 semanas atrás se recusava determinantemente a usar o bacio ou a ir à sanita.
Ontem na escolhinha pediu para ir à sanita fazer cocó e... fez!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estou a ler e a adorar...

Adoro um bom romance histórico e este está-se a revelar muito especial.
Bem escrito, cativante, original... só tenho penas das inúmeras gralhas que vou encontrando.
Será que as editoras hoje em dia já não têm revisores? Às vezes sinto vontade de sublinhar/ anotar todas as falhas que encontro e remeter o livro a editora para as devidas correcções!!!

Se não tivesse obrigações a cumprir acho que leria horas sem fim...
mesmo assim a luz da minha mesinha de cabeceira tem sido apagada demasiado tarde à custa do vício... e as olheiras já invadiram novamente o meu rosto.

Que fazer?
Nada... não vou abdicar de todos os meus prazeres só para ter um look fresquinho!!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Abrirei os olhos...


Um dia olharei para trás
Abrirei os olhos…

Tanto tempo vendados estiveram
Surdos face às evidências.

Gritos silenciosos faíscam no teu olhar
Preferi ignorar
                 ou talvez não
Inocentemente acreditava
Que um dia tudo iria mudar.

Um dia abrirei os olhos
Espero que não tarde demais
Seguirei em frente
Rumo a um novo horizonte.

MV, 16.09.2012

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

às vezes apetece perguntar: onde se arranja tudo isto?

Nos dias que correm mais de que nunca precisamos de nos manter fortes, positivos, unidos, felizes, motivados, corajosos, pacientes...!


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O menino está dormindo


Doce fragrância
feição de anjo
respirar tranquilo.
Dormes sereno.
E eu
não canso nunca de te olhar
nesse teu sono profundo!

MV, 12.09.2012

Responder aos comentários!

Há por aí alguém que me explique como activo ou faço para responder aos comentários no meu blog? Já funcionou há uns tempos atrás, deixou de funcionar e não consigo descobrir onde tal função se configura!

Desde já agradecida pela vossa ajuda!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Portugal: o eucaliptal


In: Diário de Coimbra nº 27854 (10.09.2012)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Últimas frases... (III)

“And she had Clara. She slipped her hand into Clara’s and felt the comfort of her responsive squeeze. She thought, The world is a beautiful and terrible place. Deeds of horror are committed every minute and in the end those we love die. If the screams of all earth’s living creatures were one scream of pain, surely it would shake the stars. But we have love. It may seem a frail defence against the horrors of the world but we must hold fast and believe in it, for it is all we have.”

PD James in The private patient

Como me indentifico com estas palavras...

Isto não está fácil...

Não ouvi a comunicação do Primeiro Ministro ao país, apenas fui vendo de relance umas notas de rodapé e alguns excertos das notícias... e se achava que as coisas já não estavam fáceis, agora tenho a certeza que ainda vão piorar. E receio que a dita austeridade não se vá ainda ficar por aqui.

Até hoje ainda não fiz as contas de quanto temos vindo a perder nestes últimos anos, vou fazendo a gestão das contas no dia-a-dia, vivendo sem grandes luxos ou extravagâncias, mas tenho a certeza que os rendimentos por aqui são inferiores dos que tínhamos há 10 anos atrás.

O mais grave é que se este cenário ainda ficar mais negro não vejo por onde cortar... e isso sim assusta-me.

Estamos cada vez mais longe de uma Europa sem desigualdades... e a custo da "Economia" a nossa qualidade de vida desaparece a olhos vistos. E para quê?

sábado, 8 de setembro de 2012

Confesso-me...


Mãe-galinha! Pois é... eu que sei que os filhos crescem, ficam mais autónomos e independentes e necessitam do seu espaço próprio... ontem à noite fiquei tão lamechas que até chorei!!!

Há demasiado tempo andava a arrastar a mudança de quarto do Dom Pimpolho... primeiro não mudei por causa da amamentação, depois porque faltavam completar algumas detalhes na decoração do quarto, depois não mudei porque estávamos em férias, de seguida porque recomeçou a "escolhinha"... mas eis que ontem fiquei sem mais justificações para adiar esta mudança!

Correu tudo bem! Dom Pimpolho não reclamou ao ser deitado na cama grande do seu próprio quarto e rapidamente adormeceu!

Pelo contrário a mãe ficou com o coração apertadinho e só conseguiu adormecer depois de meia dúzia de visitas ao quarto do pequeno!!!

Constato... que os filhos crescem demasiado depressa! Mas também sei que temos de deixá-los crescer...

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ler e pensar


"Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos."

John Lennon

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As férias já lá vão...

E já sinto saudades das 3 semaninhas que passei afastada da azafama do dia-a-dia! Há uns anos atrás dava por mim a meio das férias a pensar no trabalho e a organizar tarefas mentalmente, sentia uma vontade de regressar antes do tempo. Isso deixou de acontecer, sobretudo depois da maternidade. Durante todo o tempo que estive fora simplesmente desliguei do trabalho e constatei que se fosse possível nunca mais voltaria a estas rotinas obrigatórias. Adoro o meu trabalho, gosto muito do que faço (felizmente), mas há tantas outras coisas boas na vida que se ganhasse de algum modo uma boa quantidade de dinheiro não hesitaria em o deixar.

Este ano as férias tiveram um pouco de tudo: serra, cidade e praia! Não fomos ao Algarve. Já devo ter dito por aqui que sou pouco apreciadora de confusões... fomos para uma Quinta de Turismo de Habitação numa localidade chamada Valado dos Frades. Foi óptimo. Por um preço acessível tivemos direito a uma casa bastante espaçosa, decorada de forma simples mas com gosto, num ambiente tranquilo e encantador, e perto de tudo: a 5 kms de Alcobaça e outros tantos da Nazaré! Fizemos praia na Praia da Légua, afastada da grande confusão! O meu pimpolho adorou e foi dificil mantê-lo afastado da água! Do alto dos seus 2 aninhos seriamente dizia: "Eu vou pra água" e lá ia ele... tirá-lo de lá é que era um sarilho!

Para além de ler um livro inteirinho dormi todos os dias uma sesta de quase 3 horas e finalmente as olheiras esbateram-se um pouco. Vamos a ver por quanto tempo!!!

Os últimos dias foram passados em casa e também foram muito agradáveis. Aproveitei para arrumar roupas e para adiantar mais umas coisinhas para o quarto do meu miúdo. É que está na hora de ele mudar de aposentos... e vai me custar tantooooooo! Mas tem mesmo de ser... até porque quase já na cabe na caminha de grades.

Segunda-feira foi dia de regresso ao trabalho e à escola e agora cá estamos nós novamente nas correrias diárias! Dom Pimpolho foi muito bem disposto para a creche nos 2 primeiros dias... mas hoje mudou radicalmente de opinião e tivemos que o entregar aos berros. Espero que passe rapidamente, pois assim torna-se angustiante...

Hoje começam as festas cá na terreola e temos pela frente 5 dias de animação... se bem que eu tenha tendência a fugir delas, mas sempre trazem alguma vida à terrinha!

O menos bom do regresso à casa são no entanto os incêndios que se alastram por todos os lados. É desolador e revolta-me saber que quase todos eles devem ter origem criminosa. Ontem o ambiente estava de tal modo que durante todo o dia não se viu o sol, tal era a quantidade de fumo no céu. As varandas e tudo mais estão cobertas de cinzas e o verde, o verde... a um ritmo demasiado rápido vai desaparecendo! E o pior é que não existe uma adequada política de reflorestação... e já imagino as plantações dos malfadados eucaliptos a aparecerem como cogumelos! :)

O balanço das férias está feito e foi extremamente positivo! Venham as próximas!!!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Citando: Noite

Titania Sleeps (1928) • Frank Cadogan Cowper

“Sou por dever do ofício, impenitente noctívago: a Noite é, para mim, não mais do que a sequência do dia, feita na ausência da luz. Todavia, a noite nunca anoitece nos meus olhos: ela é o rasto do dia que a antecede, ela é presságio do dia prestes a amanhecer. Por isso, a noite é um hiato contínuo em metade das nossas vidas, nascendo para ser ungida como uma crença da luz. (…) Sábia conselheira, a Noite ajuda-me a sarar frustrações, a mitigar angústias, a perdoar injustiças, delas guardando não mais do que tolerante memória. Ensina-me, até, a destrinçar o que eu julgava ser, daquilo que realmente sou: mais alma do que pragmatismo, mais coração do que calculismo.”

Mário Assis Ferreira (Director da revista Egoísta)

Nota: não sou noctívaga, mas adorei esta definição de noite e acho que tem muito de verdade!

Estou de volta


Pois é... o que é bom acaba sempre demasiado depressa! Passei por aqui apenas para dizer que ainda estou viva, que as férias foram óptimas, embora curtas, mas consegui descansar e relaxar. Quando tiver um tempinho voltarei aqui com mais pormenores!