segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Orquestra


Ora ainda ando as voltas com o livro Mágoas da Escola de Daniel Pennac, e já por várias vezes o livro me obrigou a parar para pensar (ou devanear) e não resisto em registar aqui mais uma passagem muito interessante. Dirão que são ideias surreias, utópicas até, que não se enquadram na sociedade em que vivemos... Talvez não ou talvez sim... eu cá acredito que a sociedade necessita de uma grande mudança para que não se afunde por completo...

"- Cada aluno toca o seu intrumento, não vale a pena contrariá-lo. A delicadeza está em conhecer bem os músicos e econtrar a sua harmonia. Uma boa turma não é um regimento que acerta o passo e marcha, é uma orquestra que estuda a mesma sinfonia. E se herdarmos o pequeno triângulo que só faz ting-ting, ou o berimbau que só faz boing-boing, o que interessa é que o façam no momento certo, o melhor possível, que se tornem um excelente triângulo, um irrespreensível berimbau, e que se sintam orgulhosos da qualidade que o seu contributo confere ao conjunto. Como o gosto da harmonia conduz ao progresso de todos, o pequeno triângulo acabará também ele por aprender a música, talvez não tão brilhantemente como o primeiro violino, mas tocará a mesma melodia."

7 comentários:

  1. O violino não faz a orquestra sozinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do teu comentário e concordo imenso com ele.

    ResponderEliminar
  3. pois, compreendo a tua opinião. também penso um pouco assim, mas já nasci com aquilo no sangue e toda a minha vida me lembro de estar sempre pessoalmente naquelas coisas por isso é algo que não posso e nem quero esquecer.

    ResponderEliminar
  4. sim, lá isso é verdade!
    o seu blogue é muito calmo e sereno :)

    ResponderEliminar
  5. acredito. passa uma maturidade mais acrescida, um tempo mais calmo e uma vida segura :$

    ResponderEliminar
  6. Uma orquestra tem muito que se lhe diga bem como uma sinfonia.

    Gostei da comparação.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. pois a mim também só me ocorre o meu pai. mas ali fala de um super herói. não deste tipo de coisas. e o meu já partiu à muito.

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!