Seria perfeito encontrar este equilíbrio e se calhar contribuiria em muito para aliviar os sintomas de stress e tensão que tenho tido nos últimos tempos.
Ando mais "stressada" de que nunca, com nada em específico, mas com tudo no geral e uma coisa que me arrelia é não conseguir gerir o tempo de modo a haver tempo para tudo. (e saber que brevemente terei que trabalhar ainda mais horas... arrelia-me ainda mais)!
É sempre suspeito falarmos de nós próprios: mas tenho consciência que aplico bem as horas de trabalho. Enquanto estou no serviço aplico-me, sou exigente comigo mesma e estabeleço objectivos para me orientar. Quando saio, saio com a consciência plena de que fiz o que tinha que fazer.
Mas por vezes "invejo" o estilo de vida dos povos nórdicos e questiono-me porque é que há 30 anos atrás os meus pais escolheram este pais para viver. País que agora identifico como meu, mas inevitavelmente (e ainda mais em cenários de crise) comparo com o meu país de origem: A Bélgica.
As pessoas parece que correm menos, conseguem gerir o tempo de forma mais equilibrada... chegam a casa a horas decentes, são considerados produtivos e em geral têm um bom nível de vida.
E Portugal? O que se passa por cá? Onde está o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal? Se se quer vingar parece-me que temos de abdicar? Mas a troco de quê?
Esta reflexão vem a propósito de um post que li no Blog "Mum's de Boss" e em que pode ler-se: "os povos do norte da Europa têm uma certa sabedoria e calma e respeito pela vida diferente daquela que nós temos. E se há coisa que gostei de ouvir foi acerca da filosofia deles do 8h/ 8h/ 8h - 8 horas para dormir - 8 horas para trabalhar - 8 horas para lazer!"
volta mas é para o teu pais! hehe... agr a sério, tb penso muitas vezes nisso, neste país não se dá valor NENHUM à família...
ResponderEliminar