quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A minha tragédia, a tua tragédia, a nossa tragédia


Será frieza? Coração duro? Distúrbio emocional?

Às vezes questiono-me sobre o que me preocupa e me afecta a mim, e o que preocupa e afecta os outros. A diferença de impacto que os acontecimentos têm sobre cada um de nós.

Esta semana aqui nas redondezas um acidente de carro vitimou um jovem. É triste? Claro que é. Uma vida jovem perdeu-se, uma família inteira quebrou-se. Não choro por esta vítima. Nem devo julgar outros que o fazem. Mas faz-me confusão como é que uma pessoa que não conhecia o jovem se deixa afectar não dormindo uma noite inteira e passando um dia inteiro desnorteada no trabalho sem fazer nada.

Quando foi o incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris também toda a gente estava em choque… tamanha tragédia para a história da humanidade. Notícias sobre o acontecimento 24 horas por dia, doações milionárias para a reconstrução. E eu? Triste, claro, mas seguindo em frente.

Mas há coisas que me tocam, tocam profundamente. Revoltam, angustiam, preocupam.
  • Os milhares de crianças que passam fome;
  • Os milhares de crianças e pessoas que vivem em cenários de guerra;
  • Os milhares de migrantes que fogem em desespero à procura de uma vida sem perigos, enfrentando o desconhecido e esbarrando em portas fechadas;
  • As alterações climáticas e as catástrofes naturais consequentes;
  • A poluição de cada canto e recanto do mundo;
  • A Amazónia, pulmão do mundo a arder…

E poderia continuar a enumerar.

Disse ali em cima que não deveria julgar. Mas questiono-me porque é que é que não ouço ninguém a falar ou não vejo ninguém a preocupar-se com questões gigantescas que podem ter impacto em todos nós e perante “pequenas coisas” agem como se da maior tragédia se tratasse.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!