quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Questões escolares: matemática

Desde cedo o meu filho mostra grande apetência para os números e a matemática, o que me levou a recear que quando chegasse ao primeiro ciclo pudesse desmotivar-se porque já sabia mais do que iria aprender no primeiro ano.

O primeiro ano correu bem! E apesar de pouco ter aprendido foi fazendo todos os exercícios propostos sem problemas. Agora está no segundo ano... e pela primeira vez surgiu um conflito! Um destes dias tinha como tpc algumas contas com três parcelas, as quais ele, sem demora, resolveu correctamente. Ontem vi o caderno e a professora assinalou como incompleto, colocando ao lado a conta "em pé". Esta observação estava rasurada a lápis... e logo calculei que teria sido o meu filho a fazê-lo. Assim sendo questionei-o. E ele muito revoltado respondeu que não fazia as contas em pé... ora eu no meu papel de mãe e respeitando-o da professora disse-lhe que teria de fazer conforme as instruções da mesma... mas ele amuou e continuou a dizer que não o faria.

Compreendo a frustração dele. Compreendo muito bem... ele faz cálculos mentais com uma perna às costas e fá-los bem: Então porque a necessidade de por a conta em pé????

Não sei como contornar esta situação... o teste de final de período está à porta e ele vai ter um desconto na nota por se recusar a pôr a conta em pé! E depois é certo e sabido que vai amuar por não ter a nota máxima.

2 comentários:

  1. Em matemática mesmo mais avançada até pode por o resultado certinho duma equação complicada, mas se não tiver todos os passos e explicações vale zero.

    Basta equacionar a questão e já tem alguma pontuação.
    Eles têm de aprender a não ocultar passos por muito óbvios que lhe sejam.

    Já passei por isso.

    Beijinhos

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