terça-feira, 25 de julho de 2017

Usar água... como se não houvesse amanhã

Tive há uns dias um bate boca com uma das minhas colegas. Poderia ter sido evitado, poder podia, se eu fosse menina de conseguir ignorar algumas atitudes. Em geral as pessoas apenas pensam no seu próprio umbigo, e quando falamos de responsabilidade ambiental as coisas tendem a piorar.

Ora grassa por aí uma seca que já atingiu severamente vários concelhos do Alentejo, com proibição de utilizar água para determinados fins e aqui (muuuuito, muito longe.... not) o pessoal continua a usar a água como se de um bem inesgotável se tratasse. Pois bem, restrições ainda não há... mas basta olhar para a ribeira que atravessa a vila, onde os pobres peixes lutam para sobreviver em pequenos charcos de água estagnada e observar o caudal de água que nos chega pelas torneiras...

Mas voltando à colega! Já há algum tempo me apercebia que assim que chega ao trabalho ia às casas de banho e toca de abrir as torneiras... deixando-as correr durante uns largos 5 minutos diariamente. Questionei-a sobre o assunto. Ah... é para deixar sair a água que está parada nas canalizações...

Fiquei a matutar nisso. E ontem mais uma vez quando fui à casa de banho lá estava a torneira aberta a debitar litros e litros de água.... sem o mínimo de aproveitamento.

Abordei-a e falei-lhe sobre a seca que nos assola... ela ficou furiosa e respondeu "mas eu não vou beber a água que ficou parada nas canalizações"! Eu vendo que estava a falar para ouvidos moucos, vim me embora e cruzei-me com a chefe que indagou o que se passava. Contei-lhe. E de pronto ela interveio dizendo à colega que é necessário existir responsabilidade ambiental e no serviço que desempenhamos temos de dar exemplo aos outros. Logo que fizesse como os colegas e trouxesse água para beber de casa!

Não sei se surtiu efeito... mas pelo menos tentamos mudar atitudes.

O problema é que este é apenas um pequeno exemplo. Pois o que por aí há mais é pessoas a usar recursos naturais sem pensar nos outros. Da minha varanda assisto diariamente à limpeza de pátios à mangueirada (quando com o recurso a uma vassoura ficariam igualmente limpos), a pessoas que lavam os seus carros tantas vezes quanto a roupa... e muitas outras situações.

Será que ninguém atenta às notícias? Ninguém sabe que estamos a destruir o único planeta que temos para viver? Ninguém pára para pensar nas gerações que se seguirão?

Não. Não param. 

2 comentários:

  1. Considero esse tipo de atitudes umbiguistas. Por cá temos os que não apagam as luzes. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como pagam a conta ao final do mês pensam que é a única responsabilidade que têm! O mundo, o ambiente e tudo o resto que se lixe. E essa é uma atitude que me deixa lixada...

      Eliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!