segunda-feira, 20 de abril de 2015

Evitar conflitos

Quero que os meus filhos tenham um relacionamento saudável e harmonioso com os avós, tios, primos e primas, e sempre que posso promovo o contacto familiar. Mas confesso que há situações em que é complicado manter a calma e evitar o conflito, pois há pessoas que têm princípios educacionais, e não só, que colidem frontalmente com os meus. O que lhes deve estar entranhado no sangue, pois por mais que expresse o meu desagrado em relação a determinadas atitudes, estas mantêm-se.
 
Não gosto de comparações. Cada criança é uma criança, cada uma é única.
Não gosto que digam ao mais crescido, que o mais pequeno se porta bem melhor.
Não gosto que digam ao mais crescido, que o mais pequeno não vai gostar dele.
Não gosto das constantes comparações com o primo. Fica me sempre a ideia que o primo é o anjo, e o meu mais crescido o diabinho.
 
E também não gosto que amuem quando trazem uma guloseima da qual o meu mais crescido diz não gostar e se recusa a provar. Não sou eu que o vou forçar e fico feliz por ele ser tão pouco interessado em guloseimas.
 
Perante este género de situações não consigo ficar indiferente. Reajo...
 
Já chega! Não vamos por aí! Parou!
 
Sou a má da fita... talvez... mas quero que respeitem os meus filhos, lhes reconheçam a sua individualidade e simplesmente os deixem ser crianças.
 
E não... não vou forçar o meu filho a provar guloseimas. Se ele diz que não gosta, ótimo para mim!

3 comentários:

  1. Sinto precisamente o mesmo com os avós paternos, mas felizmente tenho tido um feedback positivo. Sei que até não podem concordar mas ficam mais comedidos quando calmamente lhes peço para não fazerem certas coisas, principalmente as comparações, algo em que são especialistas.

    ResponderEliminar
  2. Acaba por ser assim com quase todas nós, ainda hoje de manhã falava com uma amiga precisamente sobre as famílias de origem de cada um e como ás vezes se torna complicada a convivência. Ainda este sábada ouvi: deixa lá tu és muito mais crescida! muito mais crescida? alto lá esta tem 9 a outra tem 8 e a prima quase 6. Onde está o muito mais crescida? não vejo. Enfim, mas também tive que me impor.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Sim, são coisas que eu conheço bem.
    As guloseimas também são daquelas coisas que me chateiam. Ao mais velho chamam-no gordo mas só lhe trazem chupas, a ela que é gulosas mas é chupas e chocolates, ao mais novo também já fazem o mesmo e irrita-me o meu marido não achar mas porque é o pai e só os vê em fins de semana desermanados.
    Enfim.
    Calma e tudo a correr bem.
    Bjs

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!