sexta-feira, 30 de maio de 2014

TDAH

Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade - um rótulo para cada vez mais crianças. E conheço alguns casos bem próximos. Também tenho pensado muitas vezes sobre o que é esta doença, observado bem os casos que conheço e muitas vezes chego à conclusão que o problema em si não reside na criança mas sim no que a rodeia.

Um dos colegas do meu filho é medicado há mais de um ano por causa desta dita TDAH. Sempre achei que ele não tinha problema nenhum, e que a agitação dele apenas se devia ao meio familiar em que está inserido... mas claro está a mãe não iria por exemplo chegar ao médico e dizer que se separou do pai do miúdo ainda ele não tinha um ano (até aqui No problem, se as pessoas não se dão, separam-se) e que no espaço de um ano pelo menos 3 namorados teve, que pernoitavam lá em casa e a que o miúdo chamava de "tio"..., gritaria à janela, insultos em plena rua, e etc. Isto sim, destabiliza qualquer um, e muito mais uma criança pequena.

Hoje li esta notícia que comprova que afinal os meus raciocínios não estão muito longe da realidade... mas claro para ter um miúdo calmo e sossegado é mais fácil dar medicação, do que educação!

4 comentários:

  1. Pois tens razão Mieke! Eu não sou muito a favor de psiquiatras porque geralmente a solução passa apenas por tomar remédios. Já a terapia com psicólogos transpessoais, que mexem no fundo da ferida, seria um bom começo. Pena este menino estar assim...o meu é muito agitado mesmo, mas tem alguns momentos que fica mais calmo na escola, vai aos poucos fazendo atividades e consegue aprender como os outros. Esta mãe não pensa que tudo que fizer agora vai colher os resultados mais tarde e muito provavelmente esta criança irá desenvolver depressão, déficit de aprendizado, etc.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonitinha, a situação do coleguinha do meu filhote deixa-me muito apreensiva, mas está fora do meu alcance intervir. Não sou nada fã de medicação e concordo contigo quando falas dos psiquiatras. Nestes casos para mim o dito comprimido serve apenas para incumbrir e não sarar. O meu filho na escola é um anjo, em casa é o descalabro... costumo dizer para ele equilibrar um pouco... na escola não seguir tudo tão à risca. Vantagem: nunca tenho queixas da professora!!!

      Eliminar
  2. Os adultos esquecem-se que os seus comportamentos provocam reacções nos miudos e quem nem sempre são as que eles mais queriam.
    Bjs

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!