terça-feira, 29 de outubro de 2013

Conversas de Dom Pimpolho

Quem me acompanha há algum tempo sabe que o meu filhote é avesso a tudo o que se relaciona com médicos e afins. É ou era.

Ontem no caminho escola-casa, como sempre aproveitei para saber como correu o dia:

- Então, filhote, hoje os meninos foram todos à escola?
- Na sala 1 sim. Na sala 2 faltaram 2 meninos.
- Então, estavam doentes?
- Sim e foram ao médico. E eu não fui porque tive que ir à escola.
- Então, mas tu querias ir ao médico para quê?
- Para ele me tirar a tosse...

E é isto! Agora até já quer ir ao médico por iniciativa própria. Eu tento não me rir, mas ultimamente sai-se com cada uma... que às vezes se torna mesmo incontrolável.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Os "meus" estudos...

Até agora correm bem! Tenho sido capaz de gerir e equilibrar bem o meu tempo e terminado todas as propostas de trabalho antes do fim de prazo.

A derradeira prova no entanto começa esta Quinta-feira, com o início do primeiro período de avaliação formal.

Tenho uma semana e meia para realizar 5 e-fólios! Vamos a ver como me saio e sobretudo se me safo na classificação.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

If I had my child to raise over again!

Li por aí e achei que merecia destaque no meu blog. Porque a vida passa a correr, e não podemos voltar atrás nos passos já caminhados... apenas optar por seguir novos trilhos...


If I had my child to raise over again,
I'd finger paint more, and point the finger less.
I'd do less correcting, and more connecting.
I'd take my eyes off my watch, and watch with my eyes.
I would care to know less, and know to care more.
I'd take more hikes and fly more kites.
I'd stop playing serious, and seriously play.
I'd run through more fields, and gaze at more stars.
I'd do more hugging, and less tugging.
I would be firm less often, and affirm much more.
I'd build self-esteem first, and the house later.
I'd teach less about the love of power,
And more about the power of love.
It matters not whether my child is big or small,
From this day forth, I'll cherish it all.

Diana Loomans

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Preocupamos-nos com tanta coisa e tendemos a esquecer o verdadeiramente importante.



Nada de novo para mim. 
Mas o que se faz por este mundo fora para travar a poluição?
Acho que as pessoas e as instituições políticas só se vão preocupar quando não houver mais floresta, não houver água potável e ar for irrespirável.

Tarde demais.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Para já são boas notícias

Recebi hoje do meu "alto chefe" um e-mail a suspender imediatamente a aplicação das 40 horas de trabalho semanais!

Até vou dormir melhor! Só espero que no fim o tribunal constitucional considere de facto a medida inconstitucional!

Desta vez tirou-me do sério

... fiquei sozinha com Dom Pimpolho este fim-de-semana, e fazendo o balanço agora que chegou ao fim, até foi positivo. Mas Sábado o rapaz conseguiu deixar-me de cabelos em pé e esquecer todos os princípios da parentalidade positiva e afins...

Saímos de casa pela manhã para uma ida ao parque e fazer umas comprinhas! Chegados a casa tirei o rapaz, as compras, os casacos, e demais tralhas do carro. Abri a porta do prédio e disse: vá, vamos para casa (vivemos no terceiro andar e elevador não há)!

Dom Pimpolho replica que quer colo! Eu explico calmamente que é impossível, que vou muito carregada e que ele é suficientemente grande para subir sozinho! Avanço dois passos e ele continua a dizer que quer colo, numa voz cada vez mais estridente que ecoa pelo prédio todo. Volto a explicar que não dá e ele não satisfeito agarra-se à minha perna como uma lapa! Tento subir mesmo assim, e a dada altura consigo descolar-me dele e ganhei um avanço de dois degraus.

Furioso o rapaz desata aos guinchos e em vez de subir, começa a descer as escadas a correr! Chamei-o, mas de nada valeu, larguei as compras e fui atrás dele, por duas vezes o meu coração deu um pulo a imaginar uma queda, felizmente não aconteceu, mas quando alcancei o rapazola agarrei-o por um braço e dei-lhe duas palmadas no rabiosque.

Nem sempre, nem nunca! Mas acho que ainda não lhe serviu de lição.

Está nitidamente nos terrible three!

sábado, 19 de outubro de 2013

Autoflagelo

... se sei de antemão que vou ficar de lágrimas indomáveis a rolar pelas faces abaixo, porquê simplesmente não deixo de ler relatos de parto? Toca num dos aspectos menos bem resolvidos da minha vida.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Custa a chegar...

Olhando para trás parece que a semana passa a voar. Mas o ritmo dos dias é tão alucinante que a meio da semana já estamos a pedir para o fim-de-semana chegar.
 
Táo veloz quanto chega, torna a partir.
 
Mas tenciono aproveitá-lo: para abrandar e descansar.
 
Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Paixão por impulso

Ontem entrei na sapataria cá do sítio e apaixonei-me por umas sabrinas, simples mas femininas! Perguntei se havia o tamanho 40. Não, só 39 ou 41. Calcei o 39 e cega de amores achei que estavam bem.

Levei para casa e esta manhã era minha intenção usá-las. Mas tal como me apaixonei por impulso, desapaixonei-me. Afinal o 39 apertava e os meus pézinhos lá dentro começaram logo a dar mostras de deformação.

Lá fui eu trocar os sapatinhos, por outros que nada têm a haver!

Quem me manda a mim ter pés com tamanho de barco?

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Blog, meu querido Blog

Não, não te abandonei... simplesmente desde que me meti na vida de estudante não tem sobrado tempo para alinhavar algumas palavras e escrever um texto! Não que eu não queria... nada disso... simplesmente a gestão de tempo obriga-me a definir prioridades: e de momento essa consiste basicamente em decidir com base numa montanha de informação se opto por avaliação contínua (nas 5 disciplinas em que me inscrevi) ou por exame final!

E é tão, mas tão complicado! Avaliação contínua exige cumprimento de prazos (muitas vezes coincidentes para as várias disciplinas) mas não coloca o sucesso num único acto. O exame dá outra flexibilidade, mas exige que até ao final de Janeiro saiba a matéria toda na ponta da língua, sem dicas sobre que matéria sairá efectivamente.

Socorro. Dos meus visitantes já alguém algum dia teve alguma experiência com a Universidade Aberta??? Conselhos aceitam-se!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Noite atribulada

Hoje o dia vai ser difícil para mim! Fui para a cama já era quase meia-noite, apaguei logo a luz mas a custo do estudo não conseguia deixar de pensar nas matérias... o meu pensamento saltitava entre as 5 disciplinas em que me inscrevi e por mais que tentasse parar com aquilo não havia meio.

Quando finalmente estava a resvalar para o reino do sonho e do sono, Dom Pimpolho começou a chorar! Levantei-me fui sossegá-lo e regressei à cama. Repete-se tudo de novo e mais uma vez quando o cansaço me estava a vencer, nova viagem até ao quarto do cachopo. Sai de lá as 3.45 da manhã... eram 4.30 ainda estava acordada e Dom Pimpolho voltou à agitação. Tive que recrutar o pai... caso contrário acho que esta manhã nem me teria levantado!

Oh vida dura... agora esperam-me 8 horas de trabalho e que sacrifício vai ser!

Felizmente, amanhã tenho o dia de férias!!!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

De volta ao trabalho...

Hoje considerei que Dom Pimpolho já estava apto para regressar ao Jardim de Infância e eu ao trabalho! Só quem é mãe sabe o quão cansativo se torna cuidar de uma criança doente e não ceder às pressões que estes acabam por fazer aproveitando-se da situação...

Felizmente já passou, porque se isto fosse mais duradouro não sei, não! Estes miúdos sabem bem como explorar as nossas fraquezas.

domingo, 6 de outubro de 2013

Assim é complicado...

Estamos praticamente fechados em casa há 72 horas. Quinta-feira à tarde telefonaram-me do ATL pois Dom Pimpolho estava com febre. Já o tinha achado estranho demanhã, comeu pouco, estava murchito, mas como não lhe vi mais nada levei-o para o Jardim-de-infância, onde pedi para o irem vigiando.
 
Fui  buscá-lo e rumei em direcção ao centro de saúde, embora soubesse que a recomendação nestes casos é esperar 3 dias para ver como se desenrola a situação. Mas preciso de papelinhos, ou seja, justificações e atestados para apresentar no trabalho e assim sendo fiquei sem outra solução. Por sorte o médico de família estava de serviço nas urgências, observou-o e disse que iriamos considerar que era uma gripezita, mas com a recomendação de regressar caso algum novo sintoma surgisse.
 
Sexta-feira não teve febre mas continuou murchito e queixoso. Durante a noite alguma dificuldade em respirar e o princípio de uma tosse seca. Sàbado de manhã bem disposto. Mesmo assim quase não comeu e um pouco antes do meio-dia já estava a dormir. Fomos almoçar num restaurante perto de casa... um almoço marcado há meses para acontecer na Figueira da Foz. Mas optamos por mudar os planos para não sujeitar o cachopo a tantos kms e mais cansaço. Cancelar era aborrecido, pois uma das pessoas do grupo tinha vindo propositadamente de Lisboa. Comi a correr, tentei sossegar o rapazolas que ficou o tempo todo encostado a mim, e ainda antes dos cafés e das sobremesas regressei a casa com Dom Pimpolho. Andou toda a tarde bem disposto, até jantou bem... mas a seguir teve uma noite terrível... com um tosse assustadora.
 
Esta manhã resolvemos portanto regressar ao centro de saúde. Diagnóstico: garganta muito inflamada, com direito a antibiótico.
 
Quase não comeu ao longo do dia, e tive que insistir muito para que fosse bebendo chá. Dormiu uma sesta de 4 horas e quando acordou estava febril.
 
O grande problema com o miúdo quando está doente é dar lhe a medicação. Por mais estratégias que testemos o resultado é sempre o mesmo: vomitar! O que se torna exaustivo, porque nunca sabemos o que é que afinal ficou lá dentro.
 
Amanhã vamos ficar novamente em casa... é melhor que recupere antes de voltar à escolinha... de que ter uma recaída!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Estampado no rosto...

No meu rosto está estampado o cansaço. Toda a gente o vê e o comenta.
E eu sinto-o como um fardo carregado, que não posso simplesmente largar a um canto e esquecer!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Não quero mais dentes!

Dom Pimpolho de há umas semanas para cá parece um bebé... sempre a enfiar as mãos e brinquedos na boca! A pensar que era alguma nova mania, advertimos repetidamente para não o fazer. Mas como o rapaz fez ouvidos moucos às nossas recomendações resolvi inspeccionar mais a fundo. 

Conclusão: tem um dente a romper! (segundo molar superior)

Expliquei-lhe que estava a nascer um novo dente e que em poucos dias deixaria de se sentir incomodado. Mas como o rapaz não é de meias medidas, respondeu: - não quero mais dentes! Fala com ele para não vir, mãe!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Só quem a vive ou com ela vive, entende!

Gosto de ler as crónicas de Clara Ferreira Alves e sobretudo gostaria de me saber expressar com a mesma clareza e objectividade.

Na semana passada Clara Ferreira Alves escreveu sobre os pobres e a pobreza na revista do Expresso e não resisto em partilhar aqui!

Começa assim: "A pobreza, como a guerra, só pode ser descrita e entendida para quem a vive ou com ela vive. Para pessoas que vivem na abundância a pobreza é um lugar remoto onde vivem estrangeiros. (...) Quem vive em situação de pobreza, sem chegar à destituição, não consegue elevar-se acima da luta diária pela sobrevivência. Imaginem um emprego mal remunerado, precário ou não, horas nos transportes públicos, uma casa modestíssima nos arrebaldes e despesas que o salário mal cobre. Imaginem a vida mental que sobra desta ansiedade. Não chega para a inquietação estética ou intelectual, a escolha da beleza ou do bem-estar, a amor às artes, o altruísmo ou a descoberta da viagem. É um mundo pequenino e fechado, encaixotado entre a televisão e o hipermercado, embrutecido pela falta da diversidade da experiência e a supremacia do kitsch."