quarta-feira, 31 de julho de 2013

Já me cheira a férias...


Os meus "homens" hoje já estão de férias e eu apesar de ainda estar a trabalhar já começo a sentir-me em "silly mode"... tenho o trabalho quase todo organizado e agora só resta aguentar até às 18.30 para me desligar do serviço durante 15 dias! 15 dias que quero aproveitar ao máximo.

Dom Pimpolho hoje foi passar o dia com os avós e encerrou ontem uma etapa da sua vida: foi o último dia em que foi à creche, em Setembro iniciará o Jardim-de-infância. Levou umas lembranças para oferecer à educadora e às auxiliares e ao fim do dia quando chegou disse - Que bom, estamos de férias! Andava eufórico e super enérgico, acho que também ele já estava cansado da rotina.

O nosso destino é o mesmo do ano passado! Valado dos Frades, onde alugamos um apartamento rústico em turismo rural. Apesar de não ser adepta de repetir destinos, este ano calhou assim e com certeza iremos gostar, já que a experiência passada foi excelente.

Seguiremos viagem Sábado e até lá ainda há muito que organizar! Se há coisa que não gosto é de fazer malas... faço sempre uma lista com tudo o que acho que vamos precisar e mesmo assim chegados ao destino damos sempre conta que algo importante ficou para trás! Mas calculo que não serei a única a quem isso acontece.

O mais importante é levar boas disposição e harmonia! E o resto vai se arranjando!

Isto quer dizer que até dia 19 de Agosto o blog estará com pouca vida... mas é por uma boa causa!

Desejo a todos boas férias! Beijinhos e abraços e até um dia destes.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Cante se puder

O serão de Domingo à noite foi passado a ver o novo programa da SIC. Não sei se foi por ser uma estreia, portanto novidade, mas fartei-me de rir, de gargalhar e também de gritar!
Foi uma noite tão animada que a meio de uma gargalhada até entornei vinho para dentro do meu decote!
Valeu a pena, mas a mim não me apanham para participar num programa assim: tenho pavor a cobras, ah e confesso, não sei cantar!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fim de semana a dois com bónus.

Este fim-de-semana, o mais que tudo teve que sair e ficamos em casa apenas eu e Dom Pimpolho! Ou pelo menos algum tempo em casa, pois das primeiras perguntas que o miúdo faz ao acordar é: Onde vamos hoje mamã?
Sábado acordou decidido que queria ir a casa dos avós! E eu entrei na onda dele, porque sempre é mais agradável passar um dia ao ar livre de que estar enfiados num apartamento. Em casa dos meus pais Dom Pimpolho tem espaço, tem brinquedos, tem uma rua sem trânsito, uma piscina para os dias mais quentes e uma magnifica caixa de areia, que faz as delícias de qualquer criança... e é em torno dessa que a família se reúne! Enquanto se fazem castelos e túneis aproveita-se para pôr a conversa em dia!
Apesar de estar cansado q.b., Dom Pimpolho não fez a sesta... eu insisti durante duas horas! Sim, duas horas completas. Primeiro deitei-me com o cachopo na cama da minha mãe, mas passados cinco minutos vi que aquilo não ia funcionar, transferi-o para a cama dele! Atirou tudo para fora da cama: lençóis, cobertor, almofada, urso de peluche e ali esteve duas horas a cantar, a contar, a gritar, a falar, a saltar e a fingir choro, a cantar, a contar...
Rendi-me e voltamos à brincadeira! Chegamos a casa quase a hora de jantar... e as 9.10 Dom Pimpolho já dormia sossegado e tranquilo... deixei-me estar no sofá a desfrutar do prazer de ter uns momentos apenas e só para mim. Adoro e já sentia saudades.
Perto das 11 horas fui para a cama, li um pouco e por volta das 3 da manhã Dom Pimpolho sorrateiramente juntou-se a mim! Aconchegou-se e tornou a adormecer de imediato...
Acordei cedo, por força do hábito, mas vendo que o miúdo continuava a dormir sossegadinho deixei me resvalar novamente para o mundo do sono e do sonho! Ás nove em ponto acordou cheio de energia e boas disposição.
Belo bónus: Em 3 anos esta foi a primeira vez que pude dormir 9 horas seguidas!

Domingo foi mais caseirinho, com muita brincadeira e dessarumação, mas muita harmonia e boa disposição... e uma bela sestinha de 2 horas que a mamã também aproveitou!

Um fim-de-semana que soube bem e que dá vontade de repetir!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sou uma lamechas...

não consigo ler um texto relacionado com o nascimento de um bebé sem que as lágrimas rolem pelo meu rosto. Indomáveis, mais fortes do que eu.

Não resta qualquer dúvida de que ainda não consegui mentalizar-me de que não terei mais filhos! Este nó continua na minha cabeça e no meu coração.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Parece-me lógico

Frequentemente quando as pessoas se apercebem de que não sou portuguesa a curiosidade leva-as a querer saber como vim parar a este país à beira-mar plantado.
Começo sempre por dizer que vim para Portugal quando tinha apenas oito anos e continuo... depois de findar a história, a pergunta da praxe:

- E porque escolheste Portugal, e não outro país?

Ao que invariavelmente tenho de responder que a escolha foi dos meus pais! Não parece lógico? Não me parece que haja por aí alguma criança que com 8 anos tenha o "poder" de escolher o país onde quer viver!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Pode ser que um dia as coisas mudem...

Pode ser que um dia as coisas mudem... e haja espaço para as famílias: novos e velhos! Enquanto isso vamos lendo, reflectindo, discutindo, lutando e sobretudo fazendo o melhor que podemos com o que temos.

Mais um olhar em direcção a uma sociedade mais equilibrada, em que não nos resumimos a máquinas produtoras e consumidoras, mas temos tempo para ser de facto humanos: Crónicas de uma Desempregada: Eu não quero trabalhar das 9h às 18h

Um dia lá chegaremos...


Ontem enquanto passava roupa a ferro fui dando uma olhadela ao programa da RTP 2 - Portugal: um retrato social. Falava-se de idosos e de como a sociedade os acolhe.

Terminou com esta frase: "Os nossos idosos são afastados dos seus e condenados ao isolamento. Nem sempre a sociedade evolui para melhor!"

Vale a pena pensar nisto!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Showing the best of people!

Adorei este anúncio! (embora não goste da bebida!)

Bom fim-de-semana! 
Enjoy life.

Boas notícias ajudam a reduzir tensão

Soube agorinha mesmo que Dom Pimpolho foi aceite no Jardim-de-Infância que eu queria! Iupi...
Menos uma preocupação a levar comigo de férias.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Oh... não voa!!!


O meu filhote já completou os 3 anos e está numa fase super engraçada. 

Ontem estava a ver o Gommby, um episódio chamado super Gommby

Dom Pimpolho, muito atento, passado um pouco chega ao pé de mim e pede uma capa!

Lá fui eu à procura de algo que servisse para o efeito e coloquei-lha sobre os ombros. Ele feliz e contente da vida abre os braços e exclama: Oh... isto não voa!

Toca a pedalar

.... já só faltam duas semanas para as férias grandes... que não são tão grandes assim, mas isso agora não importa!

terça-feira, 16 de julho de 2013

O nível de risco é uma necessidade...


“Não vás”, “olha que cais”, “vais te sujar”, “eu dou-te a mão”. Os adultos provavelmente, não têm consciência mas estas “são palavras terroristas” para as crianças. Quem o diz é Carlos Neto, docente na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, que cativou a audiência do seminário “Espaços para a infância”, numa intervenção no Hospital pediátrico em que chegou a subir para cima da mesa do auditório e saltar para o chão, num comportamento que deveria ser o normal em qualquer criança, mas que é cada vez mais raro, porque a muitas delas, hoje em dia, já nem lhes é dada oportunidade de correr o risco.

A super protecção adulta é hoje uma praga e o nível de risco é uma necessidade” (…) “A criança saudável é a que tem o joelho esfolado”, no entanto, nos dias que correm a maioria tem “o joelho limpo”, porque simplesmente, pouco se brinca ao ar livre. “Nós nascemos para correr e utilizar este corpo de forma dinâmica. O espaço exterior é fundamental para que a criança conquiste autonomia”(…)

"As crianças brincam cada vez menos em espaços verdes e ao ar livre, passando cada vez mais tempo em actividades estruturadas com horários, tais como o ballet, música e inglês. É necessário inverter esta tendência actual, porque o que o espaço exterior oferece é muito mais benéfico", sustentou Gabriela Bento, psicóloga da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), associação promotora do seminário “Espaços para a infância”. 


Excerto da notícia “Crianças de hoje estão a crescer “totós” e “copinhos de leite”, 
in Diário de Coimbra nº 28158 (13.07.2013)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Filosofia 8h/ 8h/ 8h

Seria perfeito encontrar este equilíbrio e se calhar contribuiria em muito para aliviar os sintomas de stress e tensão que tenho tido nos últimos tempos.

Ando mais "stressada" de que nunca, com nada em específico, mas com tudo no geral e uma coisa que me arrelia é não conseguir gerir o tempo de modo a haver tempo para tudo. (e saber que brevemente terei que trabalhar ainda mais horas... arrelia-me ainda mais)!

É sempre suspeito falarmos de nós próprios: mas tenho consciência que aplico bem as horas de trabalho. Enquanto estou no serviço aplico-me, sou exigente comigo mesma e estabeleço objectivos para me orientar. Quando saio, saio com a consciência plena de que fiz o que tinha que fazer. 

Mas por vezes "invejo" o estilo de vida dos povos nórdicos e questiono-me porque é que há 30 anos atrás os meus pais escolheram este pais para viver. País que agora identifico como meu, mas inevitavelmente (e ainda mais em cenários de crise) comparo com o meu país de origem: A Bélgica.

As pessoas parece que correm menos, conseguem gerir o tempo de forma mais equilibrada... chegam a casa a horas decentes, são considerados produtivos e em geral têm um bom nível de vida.

E Portugal? O que se passa por cá? Onde está o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal? Se se quer vingar parece-me que temos de abdicar? Mas a troco de quê?

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Parabéns Dom Pimpolho!

E eis que depois da contagem decrescente iniciada no início do mês com um calendário, em que Dom Pimpolho diariamente pintou um quadrado, chegamos ao grande dia: o dia do 3º aniversário.

3 anos muito bons, 3 anos de muito amor e carinho, 3 anos de grandes aprendizagens, 3 anos de crescimento. 3 anos muito felizes!

Dom Pimpolho acordou na cama dos pais! Mas de mau humor... quisemos cantar-lhe os parabéns mas foi impossível. Assim que iniciamos a cantoria, ele começou a gritar Não, não, não... depois perguntamos se queria abrir uma prenda: - Não, só quando estivermos todos! Respondeu. E fazê-lo entender que a festa com "todos" será só no Sábado!?!

Passado um bocado a curiosidade levou a melhor e lá abriu 3 prendinhas! Ficaram duas para o final do dia! Tornamos a tentar cantar os parabéns, mas a juntar aos "nãos" insistentes, Dom Pimpolho começou a dizer: - Não quero fazer anos! (começas bem!)

Agora foi para a escolinha com um cesto cheio de recordações para oferecer aos coleguinhas, e à tarde levarei o bolo para a festinha!

Parabéns Dom Pimpolho, meu grande amor!


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bem podia ser chinês!

Dom Pimpolho esta manhã andou indisposto e acabou por vomitar toda a papa do pequeno almoço.
Acordou com tosse e expectoração e eu já estava a adivinhar o que iria acontecer se tivesse que tossir durante a refeição...
Tentei dar-lhe algo para comer depois, mas ele rejeitou.
Como hoje é dia de ficar com os avós, telefonei à minha mãe a contar-lhe o sucedido e a pedir que lhe desse qualquer coisa para ele não ficar com o estômago vazio.
As 9.30 tornei a telefonar!
- O menino acabou agora mesmo de comer um prato de arroz!

Ele adora arroz, e por ele comia arroz a todas as refeições. Então se for com pauzinhos de chinês é a euforia total!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Saudades de ontem...

Quero voltar 24 horas para trás! E ficar parada por aí enquanto este calor infernal persistir.
Ontem à esta hora estava eu a entrar no rio para um revigorante mergulho.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como se tivesse apanhado uma bebedeira!


"Gosto" de me fazer de resistente e raramente tomo medicação. Mas hoje sucumbi e há duas horas atrás tomei um comprimido "Voltaren"... entretanto sinto-me como se tivesse bebido duas garrafas de vinho de rajada!

Há duas semanas e meia que estou com uma terrível dor no pescoço e na base da nuca, no fim-de-semana senti-me ligeiramente melhor, mas desde segunda que mal o consigo virar, e quando me baixo até gemo. Queixei-me ao médico e este sem sequer fazer uma observação lá me receitou o Voltaren e mais outra coisa qualquer para tomar caso não sentisse melhoras com o primeiro...

Tomei o primeiro comprimido e para além de me fazer sentir embriagada, não parece ter surtido outro efeito... as dores cá continuam! Suspeito que não levarei o tratamento até ao fim... a ver vamos...

Se entretanto eu desmaiar, já sabem o porquê!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Estado do tempo hoje: ideal

Acordar com uma brisa fresca a invadir a casa, o ceú coberto por uma fina camada de cinzento, que se vai dissipando ao longo do dia, dando lugar a um sol prazeiroso que convida a brincadeiras ao ar livre, com temperaturas que não excedem os 30º graus... é para mim o clima ideal.

Pena que este tempo é de curta duração e amanhã (bem como os seguintes 7 dias) voltamos ao forno! Bahhhh...

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Copy - Past

Não são apenas os jovens que recorrem a esta técnica para realizar trabalhos escolares.
Tem vindo com regularidade para a Biblioteca uma turma do Centro de Emprego para usarem os computadores e acederem à internet.
E hoje cá estão de novo a elaborar um trabalho sobre a saúde, segurança social e afins...
Mesmo na minha frente está um, cujo trabalho já vai com mais de 50 páginas!
Num separador está aberto um documento em PDF retirado da Internet...
No outro o ficheiro Word...
e à velocidade do copy/ past o documento vai crescendo!