terça-feira, 1 de outubro de 2013

Só quem a vive ou com ela vive, entende!

Gosto de ler as crónicas de Clara Ferreira Alves e sobretudo gostaria de me saber expressar com a mesma clareza e objectividade.

Na semana passada Clara Ferreira Alves escreveu sobre os pobres e a pobreza na revista do Expresso e não resisto em partilhar aqui!

Começa assim: "A pobreza, como a guerra, só pode ser descrita e entendida para quem a vive ou com ela vive. Para pessoas que vivem na abundância a pobreza é um lugar remoto onde vivem estrangeiros. (...) Quem vive em situação de pobreza, sem chegar à destituição, não consegue elevar-se acima da luta diária pela sobrevivência. Imaginem um emprego mal remunerado, precário ou não, horas nos transportes públicos, uma casa modestíssima nos arrebaldes e despesas que o salário mal cobre. Imaginem a vida mental que sobra desta ansiedade. Não chega para a inquietação estética ou intelectual, a escolha da beleza ou do bem-estar, a amor às artes, o altruísmo ou a descoberta da viagem. É um mundo pequenino e fechado, encaixotado entre a televisão e o hipermercado, embrutecido pela falta da diversidade da experiência e a supremacia do kitsch."


2 comentários:

  1. eu não ganho bem, mas também não sou das que ganham mais mal, tenho meses em que é difícil cobrir todas as despesas, existem dias bem dolorosos é verdade, mas as tristezas não pagam dívidas e nunca descuidei a minha higiene e a aparência, acho que isso terá mais a ver com personalidade do que propriamente com o nível económico. Por vezes do pouco consegue-se fazer muito e outras nem com muito conseguem fazer algo. Mas tb gostei de ler, muito bem escrito:)) beijinhos e boa semaninha:)))

    ResponderEliminar
  2. é verdade! mas conheco vários pessoas que são muito ricas espiritualmente mesmo com escassos recursos.

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!