quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Primeira reunião no J.I.

Ontem houve a reunião para inicio do ano lectivo no Jardim de Infância que Dom Pimpolho vai frequentar! 
Falou-se do horário de funcionamento, das actividades, dos almoços, dos lanches, do material escolar que é necessário adquirir e de outros pequenos detalhes!

E conhecemos a professora de Dom Pimpolho, que me deixou uma primeira impressão muito boa! Foi atenta a ponto de nos mostrar o plano de actividades, a sala da turma e as restantes divisões da escola. Como eu temia e ela confirmou tem se vindo nos últimos anos a assistir a uma escolarização cada vez maior do pré-escolar! Não me agrada muito, porque com isto tudo cada vez mais encurtamos o tempo de serem realmente crianças, mas a professora soube sossegar um pouco as minhas preocupações e assegurou-me que todas as aprendizagens decorrerão de forma lúdica e de acordo com o interesse da criança. A ver vamos!

A turma do meu filhote é mista (3, 4 e 5 anos), e tem no total 15 crianças! Gostei.
Quanto aos lanches só é permitido levarem pão e fruta! Os doces, tipo croissants, bolicaos, chocolates, entre outros foram abolidos.
Uma vez por mês vão à piscina.
De quinze em quinze dias terão uma aula de expressão motora com um professor de ginástica.
Ainda não sabem se haverá ou não aulas de expressão musical.

Duas horas e 15 minutos depois da reunião ter começado regressamos a casa. Esclarecidos e bem informados. Agora é adquirir alguns materiais e preparar a mochila para o grande dia.

Ter que levar o meu menino para a escola todos os dias às 9 da manhã e só ir buscar já no fim do dia, não me agrada, mas não tenho outras alternativas. Bom seria ter um dia de trabalho mais curtinho e poder ir buscá-lo às 15.30 quando termina o horário do Jardim-de-Infância! Isso sim, permitiria um equilíbrio correcto entre vida familiar, escolar e profissional. Infelizmente não passa de um sonho...

Felizmente a professora é flexível e Dom Pimpolho vai faltar uma vez de 15 em 15 dias para passar o dia em casa dos avós!

Amanhã é o primeiro dia de uma nova etapa! Eu já estou mais ou menos mentalizada... mas Dom Pimpolho continua diariamente a dizer que não quer ir para a escola. Creio que vamos ter muito choro na hora da despedida. 

1 comentário:

  1. mmm... a creche da G. não fez reunião no início do ano, mas tive uma na segunda com a educadora dela. ela tem expressão motora e musica e enquanto o tempo esteve mais quente iam para a piscina, mm lá no espaço pois tem um exterior magnifico (o qe nos fez optar por esse infantário tb). conhecemos não só a educadora dela e as auxiliares mas tb as dos outros meninos e são tds umas cridas e sabem-me smp dizer se ela comeu ou não, etc mm sem terem de o fazer.
    qt à G. já fica bem, hj até me fez adeus quando a deixei e pediu o colo da educadora.

    ResponderEliminar

Se tem algo a dizer... diga... simplesmente deixe um comentário!