segunda-feira, 30 de julho de 2012

Últimas frases... (I)

"At her side, feeling her warmth against him, Philip was certain that he would soon feel her love as well. Time, he thought. All we really need is time. Isn't that what Michael said? I'll do anything to keep us all together.
He began to dream of Japan, of drinking green tea, of watching the cherry blossoms, of being with his family. His only regret was that Jonas would not be there save in spirit.
He hugged his daughter to him. And he thought, That is the real difference between us, Lillian. It took me a long time, but I have finally learned what life is all about."

Eric van Lustbader in Zero

Amizade


Recebi este lindo selinho da minha amiga Pérola do blog E era tudo muito bom!
Gostaria de escrever algo a respeito da amizade, mas ando sem inspiração. As palavras atropelam-se umas às outras nos meus pensamentos, não cessam, mas teimam em não querer fixar-se no papel.
Obrigada Pérola! Obrigada amigos por darem mais cor à minha vida!

Antes que Seja Tarde Amigo,
tu que choras uma angústia qualquer
e falas de coisas mansas como o luar
e paradas
como as águas de um lago adormecido,
acorda!
Deixa de vez
as margens do regato solitário
onde te miras
como se fosses a tua namorada.
Abandona o jardim sem flores
desse país inventado
onde tu és o único habitante.
Deixa os desejos sem rumo
de barco ao deus-dará
e esse ar de renúncia
às coisas do mundo.
Acorda, amigo,
liberta-te dessa paz podre de milagre
que existe
apenas na tua imaginação.
Abre os olhos e olha,
abre os braços e luta!
Amigo,
antes da morte vir
nasce de vez para a vida.

Manuel da Fonseca, in "Poemas Dispersos"

O selinho fica aqui e não vou enumerar ninguém em especial para o levar. Quem se considere meu amigo, mesmo que só virtual leve e faça com que a "amizade" ganhe asas!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Coisas do meu miúdo

Hoje foi dia de consulta dos 2 anos do pimpolho no centro de saúde. Já me tinha preparado mentalmente que a coisa não iria ser fácil… pois sua excelência desde os 9 meses que detesta as batas brancas e tudo quanto as rodeia! E até o mais simples dos procedimentos, diga-se pesagem e medição, se tornam árduos e complexos… sai de lá a transpirar e apenas com peso e medidas mais ou menos.

Pois foi pesado ao meu colo e medido às três pancadas! Mas parece estar tudo bem com o rapazola. Mais ou menos 15 kgs e 94 cm de gente com uma personalidade extremamente forte! Nesta fase do campeonato as medidas já não são de grande preocupação: basta olhar para ele para ver que cresce de dia para dia a todos os níveis. 

E falando em crescimento, ontem pela primeira vez recorri ao castigo! Teve que ser, não que eu goste de o fazer… mas todas as outras alternativas deixaram de surtir efeito.

Quando chegamos a casa no final do dia o rapaz gosta de se empoleirar na cadeira frente ao lava-loiças (foi a mãe que lhe ensinou. Agora reconheço que foi asneira. Toooo late!) e ali se vai entretendo enquanto eu me ocupo com outras tarefas. O problema é que aprendeu a abrir a torneira e mesmo eu dizendo que não o deve fazer sua excelência insiste. Reprimi uma vez e tirei-o da cadeira, voltou ao mesmo. Segunda vez com explicações incluídas e tirei-o da cadeira. Voltou ao mesmo. Falei novamente com ele e dei-lhe uma palmadita na mão. O que também não serviu de nada. Ele levanta a mão e dá-lhe beijinhos e está pronto para continuar com as “marotices”. Tornei a falar com ele e disse-lhe que o iria colocar de castigo se tornasse a abrir a torneira. E ele abriu. Agarrei nele e coloquei o na caminha de grades. Começou logo a chorar como se o mundo fosse acabar e aqui a miss coração mole disse-lhe que o tirava do castigo se não voltasse a mexer na torneira. Ele concordou, mas assim que se apanhou no chão foi a correr para repetir a proeza. Peguei nele e novamente o coloquei na cama… desta vez não cedi tão rápido (só cedi depois de 2 minutos). Chorou ranho e baba mas parece que compreendeu, pois quando o tirei da caminha já não se atreveu a voltar para a cozinha!!! 

Não sou apologista dos castigos, mas reconheço que as crianças têm que saber que existem limites e eu tenho de encontrar forma de lhos explicar e impor.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sobre a importância das histórias e a arte de inventar

A arte de inventar

“Para as crianças todas as coisas são possíveis. Os pássaros falam, os sapos transformam-se em príncipes, frágeis cavalheiros são capazes de derrotar gigantes, os pinheiros têm sentimentos e ambições. Da mesma forma, a cadeira da cozinha rapidamente se transforma num cavalo, as gavetas da cómoda num comboio, a carpete num campo de batalha, o jornal numa coroa de ouro. E é nesta realidade que temos de nos basear quando inventamos histórias com elas ou para lhes contar. O primeiro passo é que o façamos com sinceridade e seriedade. Com isto não se pretende eliminar o humor ou a diversão das histórias, mas apenas alertar para o facto de que a criança, para assimilar a mensagem, precisa que o adulto partilhe o seu interesse, pelo que, naquele momento em que contamos o conto, temos que aceitar de forma honesta as fadas, os heróis, os animais que falam… A criança merece uma igualdade de pontos de vista, sem a qual a história não tem sucesso. Ela gosta de fazer de conta, mas de uma forma prática e séria; isto é, mais do que a imaginação, é a credulidade que a ajuda a apreciar e interiorizar a história.”

Excerto do Texto de Rosa Cordeiro
In: Pais & Filhos nº 259 (Agosto 2012)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Manter a cabeça à superfície...

Há dias e dias, e estes últimos não têm sido muito famosos. Mas vai-se nadando e espera-se que a maré acalme, sempre tentando manter a cabeça à superfície e o pensamento positivo!

Acreditar até quando?



Espero bem que sim... porque estou cada vez mais perto do nível de saturação!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Comprar por impulso...


...Não dá bom resultado!

Contrariamente a muitas mulheres e homens não gosto de fazer compras, não tenho pacîência para ver roupas e muito menos para andar a experimentá-las. Isso não quer dizer que não goste de ter uma fatiota nova de vez em quando ou de ter uns sapatinhos da moda. Não. Claro que não. Simplesmente um dia no shopping não é bom programa para mim.

Recentemente abriu nesta terreola uma nova sapataria, tem uns modelitos engraçados e preços inacreditáveis (claro, falta um pouco de qualidade). Um dia olhei para a montra e vi umas sandálias que me acenaram. Mas a loja estava fechada e adiei a compra para o dia seguinte.

Entrei e pedi para experimentar. Ohhhh... não havia o meu número. Mas eu queria tanto umas sandálias novas!!! Olhei em redor e vi umas sandálias de plataforma com a tira entrançada que até me pareceram engraçadas e comprei. Comprei por impulso!

Agora lá estão elas em casa... à espera que um dia eu goste de me ver com elas! E pelo andar da carruagem ainda vão ficar cobertas de teias de aranha!

É nisto que dá comprar por impulso!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Diálogo ou monólogo?

Depois de uma discussão na minha opinião deve-se conversar e não seguir em frente como se nada tivesse sucedido. Se as coisas não ficam resolvidas no seu devido tempo, elas vão ficar guardadas algures no subconsciente até ao dia em que o copo enche e não há mais como voltar atrás.

Mas conversar implica mais de que uma pessoa, diálogo, feedback... e quando isso não sucede?

Fala-se, fala-se... deita-se tudo cá para fora e depois o SILÊNCIO!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Citando: "Literacia emocional"


“Podemos falar de literacia emocional como a capacidade de escutar e compreender as complexidades da vida emocional, que deveria ser tão possível como a capacidade de ler, escrever e contar. Contudo, existe ainda uma enorme relutância em aceitar que são os sentimentos que influenciam praticamente tudo o que somos e fazemos, organizando-se como a base do nosso pensamento e não como o seu impedimento, e os maiores indicadores da nossa verdade interior. É por isso que vivemos ainda em sociedades que ignoram e desperdiçam os maiores valores culturais da humanidade: as crianças e os adolescentes, e a fonte de energia e criatividade que contêm. Por isso, precisamos de uma mudança.

Reconhecer que em cada um de nós existe um mundo interior que se desenvolve desde os primeiros instantes de vida, e tem as suas raízes na qualidade de relação afectiva entre as crianças e os adultos que as rodeiam, é o primeiro passo para que essa mudança possa acontecer. O segundo passo é a percepção de que os nossos actos e pensamentos têm um impacte naqueles que nos rodeiam, contribuindo assim para o seu bem-estar e para a melhor qualidade de relação entre todos. Uma das melhores formas de avaliar a riqueza e a qualidade da vida emocional de cada um, é através da capacidade de nos relacionarmos e de comunicarmos com os outros.

Quanto mais melhorarmos a nossa literacia emocional, mais facilmente estaremos aptos a desenvolver uma melhor imagem de nós próprios, a saber escutar, compreender e apreciar os outros, a formar relações afectivas fortes e estáveis, e a melhorar a qualidade humana das nossas sociedades. No centro deste processo deveriam estar as crianças e os adolescentes. E os seus elos mais importantes em todo o processo de crescimento emocional: os pais. É em casa, na família, que tudo começa. São os pais que podem e devem proporcionar aos filhos, relações emocionais seguras, estáveis, com um bom equilíbrio entre prazer e desprazer, bons e maus momentos, ajudando a que a leitura emocional do mundo que os rodeia seja a mais adequada.”
Pedro Strecht in Interiores

Hoje foi dia de consulta no dentista e fui munida de livro em mão! Que bela ideia tive eu, contrariamente ao que é habitual no consultório estive quase uma hora à espera de ser atendida e assim dei um belo avanço na leitura do livro que ontem requisitei! E continuo a gostar...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fui à biblioteca...

As minhas leituras nunca estão em dia e creio que nunca vão estar. Ando a ler "As irmãs Aguero" da escritora Cristina Garcia e embora ainda não tenha chegado a meio estou a gostar e com certeza não o vou abandonar até chegar à última página, ao último capítulo, à última palavra. E se de facto a história me continuar a envolver como está a fazer, vou fechar o livro com saudades. Acontece-me sempre que leio um bom livro: sentir o desejo de prolongar a história.

Apaixonada como sou por livros e leituras nunca tenho apenas um livro na mesinha de cabeceira, mas sim uma pilha deles e hoje na biblioteca resolvi requisitar mais um: Interiores de Pedro Strecht. Um livro sobre a vida emocional dos filhos que já andei a folhear e pelo pouco que vi conclui que a temática me interessa, não fosse eu mãe!

Li o prefácio, um pouco da introdução e resolvi partilhar a minha escolha com quem passa por aqui citando uma parte da introdução:

A criação


Criar é criar pessoas, é amar! Quer dizer que se adora!
Então cria-se e assim aparecem coisas.
(João Maria, 4 anos)

"Conhecer, amar ou outros, reconcilia-nos connosco próprios.
É bom estar fascinado pela beleza do mundo, que cor damos ao ar, que sabor tem a água, as pequenas coisas, todas as pessoas, o nome dos outros sobre nós inscrito. O encantamento mais profundo vive longe no canto secreto da vida, e é preciso descobri-lo lentamente, deixá-lo sair, transportá-lo ao colo, como aquilo que é frágil, tal e qual como um tesouro, pois todos os momentos quando bem vistos, têm tudo ou quase tudo, até mistério, do que podemos sentir para se sentir feliz.
Deixa-me sentar ao teu lado. Mesmo que não aconteça nada, isso é já muito, um começo. O gosto de acreditar no outro. É que há pedaços que só se colam assim, memórias que crescem então, conversas que se revelam súbitas, afinal inesperadas, como ramos de árvores, talvez. Sabes as noites que passamos em claro, depois de não saber que fazer aos dias? Têm iluminadas as estrelas, como reclames nas lojas das cidades, e todos veêm, mesmo quando não querem. Lembras-te ainda quando te ensinaram constelações? Era Verão, com toda a certeza, e perto de ti uma voz mais velha, segura, terna, plena de afecto, dizia «começa ali a Cassiopeia» que nessa altura ainda cabia toda na palma da mão.
«Mãe, pai, qual é o tamanho do mundo?»
«Se souberes onde está Vénus, a estrela que dizem de todo o amor, não te perderás nunca pela vida ou no entendimento do céu nocturno. Deixa brilhar a tua luz, e segue-a pelo caminho que te indicar.»

Este livro é sobre a vida. Sobre o que ela tem de mais pessoal, misteriosa e magnífica: a forma como cada um a vive no seu interior. Onde tudo começa e termina. E por isso, este livro é sobre o amor. O amor que une pais a filhos e filhos a pais, e todas as formas de amar possíveis. Sobre o nosso amor-próprio, mas sobretudo da capacidade de ter amor ao próximo. Porque sem isso, nada existe ou cresce bem. E com isso, tudo acontece, tudo se repara e multiplica. Ou pelo menos, o que do interior de cada um tem de mais poderoso, e que as crianças e adolescentes saudáveis tão bem expressam: o desejo de viver. E de todas as experiências de viver, as mais importantes da espécie humana são desde o primeiro momento do nascimento, a capacidade de sentir e de pensar. É sobre isso que fala este livro: de diferentes formas de viver a vida. Nenhuma igual. Todas tão comuns e, ao mesmo tempo, todas tão pessoais. Ainda bem, pois uma vida é o maior bem que vale a pena conhecer."

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Não falem comigo...





Quero ficar no meu casulo,
sozinha com os meus pensamentos, reflexões e devaneios.
Quero escutar o som do silêncio,
ouvir palavras não ditas,
sentir a essência da vida.

inspiro, expiro...
procuro paz num silêncio
que teima em não chegar!

Silêncio por favor!

(Hoje apetece-me dizer: não falem comigo! Silêncio por favor.
Estou impossível de aturar... sem paciência para ouvir e falar!)

Em modo standby...


Conheço-me bem e ontem à noite quando me deitei já sabia como iria acordar: cansada, com a cabeça a latejar e uma enorme falta de concentração.

Ando a dormir menos de que deveria... mas à noite há sempre mais alguma coisinha para fazer e assim o tempo vai passando e a hora de deitar fica sempre para demasiado tarde.

Ontem à noite tive que trabalhar por causa de um encontro sobre a história do concelho, cujo tema era a história da electrificação cá no sítio... maçudo, maçudo, maçudo... muitos números, muitos nomes, muitos pormenores... maçudo... e quando finalmente acabou já era meia-noite. Rumei a casa onde a cama me esperava... mas também algumas tarefas e só caí no vale dos lençóis já passava da uma da manhã...

e por isso hoje estou assim... em standby!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Lembrança para os coleguinhas!

Hoje como é dia de aniversário o meu filhote levou uma lembrancinha para os colegas da escola. Um pouco de imaginação, criatividade, algum trabalho e muito prazer resultou neste lindo conjunto.

2 anos

Hoje precisamente às 17.26 horas o meu pimpolho faz 2 anos!

...2 anos que passaram a voar.
...2 anos que a minha vida mudou para sempre.
...2 anos que concretizei o meu maior sonho.
...2 anos de um grande amor.
...2 anos de muitas aprendizagens.
...2 anos de muitas mudanças.
...2 anos de muitas felicidades.

E para comemorar estes magníficos 2 anos tirei a tarde de férias para assistir à festinha de anos na escolhinha e poder ouvir a voz mais doce a dizer MÃE!

Parabéns pimpolho!

terça-feira, 10 de julho de 2012

La marioneta de Johnny Welch


“Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapos e me presenteasse com mais um pedaço de vida, eu aproveitaria esse tempo o mais que pudesse...Possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não por aquilo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, porque entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais se detivessem, acordaria quando os demais dormissem. Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, deitava-me ao sol, deixando a descoberto, não somente o meu corpo, como também a minha alma. Aos homens, eu provaria quão equivocados estão ao pensar que deixam de se enamorar quando envelhecem, sem saberem que envelhecem quando deixam de se enamorar...A um menino eu daria-lhe asas, apenas lhe pediria que aprendesse a voar. Aos velhos ensinaria que a morte não chega com o fim da vida, mas sim com o esquecimento. Tantas coisas aprendi com Vós homens…. Aprendi que todo o mundo quer viver no cimo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta. Aprendi que quando um recém-nascido aperta com a sua pequena mão, pela primeira vez, o dedo do seu pai, agarrou-o para sempre. Aprendi que um homem só tem direito a olhar o outro de cima para baixo, quando está a ajudá-lo a levantar-se. São tantas as coisas que pude aprender com Vocês, mas agora, realmente de pouco me irão servir, porque quando me guardarem dentro dessa caixa, infelizmente estarei morrendo. Sempre diz o que sentes e faz o que pensas. Supondo que hoje seria a última vez que te vou ver dormir, te abraçaria fortemente e rezaria ao Senhor para poder ser o guardião da tua alma. Supondo que estes são os últimos minutos que te vejo, diria-te “Amo-te” e não assumiria, loucamente, que já o sabes. Sempre existe um amanhã em que a vida nos dá outra oportunidade para fazermos as coisas bem, mas pensando que hoje é tudo o que nos resta, gostaria de dizer-te o quanto te quero, que nunca te esquecerei. O amanhã não está assegurado a ninguém, jovens ou velhos. Hoje pode ser a última vez que vejas aqueles que amas. Por isso, não esperes mais, fá-lo hoje, porque o amanhã pode nunca chegar. Senão, lamentarás o dia em que não tiveste tempo para um sorriso, um abraço, um beijo e o teres estado muito ocupado para atenderes esse último desejo. Mantém os que amas junto de ti, diz-lhes ao ouvido o muito que precisas deles, o quanto lhes queres e trata-os bem, aproveita para lhes dizer, “perdoa-me”, “por favor”, “obrigado” e todas as palavras de amor que conheces. Não serás recordado pelos teus pensamentos secretos. Pede ao Senhor a força e a sabedoria para os expressar. Demonstra aos teus amigos e seres queridos o quanto são importantes para ti”.

O texto acima circula na internet desde a década de 90 e por muitos a autoria foi atribuída a Gabriel Garcia Marquez. O próprio negou ter escrito esta despedida e o verdadeiro autor é Johnny Welch.


sábado, 7 de julho de 2012

This blog inspires me!


Recebi este selinho atráves da Pérola do blog E era tudo muito bom!

Regras:

-Dizer pelo menos um facto sobre mim;

-Enviar a 5 pessoas.

Facto: Sou uma mulher que não tem ambição de subir na carreira. A minha ambição é simplesmente ser feliz! :) 

Enviar a 5 pessoas:

- Vou copiar a minha amiga Pérola: Ofereço a todos os que se considerem meus amigos ou amigas blogosféricos.

Quem levar que me avise por favor!


Espero que sim...

Espero bem que sim... porque este dia que ainda agora começou não está a agoirar nada de bom!
Quem disse que a vida é fácil? Quem disse que os relacionamentos são fáceis?
Há dias assim... começam cinzentos, carregados...



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Futuro...

O texto chegou-me pelo Facebook, mas também está disponível no blog a devida comédia! Espero não estar a transgridir ao partilhá-lo aqui no meu cantinho, mas achei irresistível!
As enormes palavras de um PAI ( Miguel Gonçalves) dedicadas ao seu filho.
Leiam!

«Estás sentado na tua cama, ainda pequenino, ainda rodeado de grades que te protegem, para que não caias, para que não te magoes. Ao longo da tua vida, serás tua a construir essas mesmas grades, as tuas protecções. Para te protegeres dos ...outros, de ti próprio ou do chamado “futuro”.

Vives numa época em que nos preocupamos constantemente com dois conceitos: a vida e o futuro. O que fazer da minha vida? Como será o meu futuro? E, o mais giro no meio disto tudo, irás ouvir, ler e sentir milhares de definições diferentes sobre vida e futuro.

Tu terás a tua.

A vida é uma escalada. É uma montanha que está mesmo à tua frente e que, pura e simplesmente, tens de conquistar lentamente, pacientemente, amorosamente. Primeiro conselho: não olhes para cima; sentirás algo do tipo “vertigens ao contrário”. Não conseguirás ver o fim da montanha, felizmente. A montanha é tão alta que os teus olhos perder-se-ão nas núvens que a rodeiam. Neste início de aventura tens alguns ferramentas e algumas palavras dos teus pais. Nunca estarás só e algumas destas ferramentas irás utilizar durante toda a tua escalada. Verás que cada ferramenta tem o seu uso em diferentes fases da tua viagem.

Nós já estamos um bocadinho mais acima; sabes, já andamos cá há mais algum tempo. Olhamos-te um bocadinho de cima, mas nunca longe de ti. Sobretudo, estamos sempre a olhar para ti e a lançar, para ti, algumas cordas de segurança para esta escalada. Algumas cordas irás ver, tocá-las. Outras parecem-te invisíveis mas embrenham-se totalmente em ti. Chamam-se Amor e Tranquilidade. São cordas tão fiéis, tão fortes, tão indispensáveis. Estarão ali a segurar-te a nós mas, também, tantas vezes, por nós. Porque não imaginas como tantas vezes precisamos de te sentir.

Verás ao teu lado, acima de ti, abaixo de ti, outros que também partilham contigo esta escalada. Terás também com esses homens e mulheres outras cordas, outros filamentos que vos unem. Homens e mulheres com um nome: Amizade. Convém saberes que nem todas essas cordas terão a mesma força ao longo do teu Futuro. Umas serão fortes como o aço, outras meras palhas. E verás que, às vezes para teu bem e dos amigos, terás de largar algumas dessas cordas e para sempre recordarás as gargalhadas que tiveste com eles. Honrarás tais momentos, eles serão o eco do teu contentamento ao longo da vida.

Pouco mais tenho para te contar sobre esta tua caminhada. Darás os teus trambolhões, terás os teus sustos, as tuas façanhas, a alegria por conquistares um pedaço da montanha que te parecia impossível, a tristeza por não chegares mais depressa (não interessa, acredita em mim!). Com tudo isto aprenderás, são os teus instantes, os teus momentos. O teu Futuro é esse, filho. Nunca te esqueças de olhar para baixo, alguém poderá precisar da tua ajuda, de uma corda tua. Cuidado com o que vem de cima, às vezes podes ter como “presente” pedrinhas caídas pela escalada de alguém. Junta essas pedrinhas, serão úteis.

Um último pedaço de conselho: para mim, a verdade, aquela que tu chamas “verdade verdadinha” da vida está em algo tão simples como parar várias vezes ao longo da escalada, sentares-te comodamente, confortavelmente, deixares entrar o ar bom (aquele que cheira mesmo bem) até ao mais pequeno espaço dos teus pulmões e, num pequeno momento de paz com tudo e com todos, apreciar a esmagadormente bela paisagem que tens pela frente. E se souberes contemplar a beleza no mais ínfimo e no mais grandioso, então o teu Futuro será radioso.»

Miguel Gonçalves, 11 de Dezembro de 2009.

A poucos passos dos 2 anos


O tempo passa a correr, de repente olho para o calendário e dou me conta que está quase a fazer 2 anos que concretizei o meu maior sonho de vida: ser mãe!

Foi uma luta árdua, demorada, mas vitoriosa, e posso dizer que tudo valeu a pena... pois com muito orgulho digo sou MÃE!

O 2º aniversário do pimpolho é já no dia 11... e ainda não comprei uma prendinha para o miúdo!

Simplesmente não sei o que comprar...

Em casa estão 3 caixotes de brinquedos, um puzzle gigante e mais meia dúzia de puzzles em tamanho normal, dois gavetões com brinquedos "rejeitados" por sua excelência, um carrinho, uma enorme pilha de livros... e o rapaz quase não brinca com nada, por muito que eu o incentive!

Gosta de carros, mas já tem uma bela colecção.

Gosta da bola, mas já tem 3 ou 4.

Adora livros mas a avó já tem uma colectânea reunida para lhe oferecer.

(alguém me pode dar dicas onde posso encontrar algo semelhante, com bom preço, na zona de Coimbra?)

Pensei em comprar-lhe um triciclo... mas não encontro nada que me agrade. Pois para o meu filho quanto mais simples mais hipótese de aceitação terá. Tudo quanto tem música ou barulhos ele rejeita...

Eu sei que nesta idade as crianças ainda ligam pouco às prendas, e também não sou pessoa de grandes exageros, simplesmente não queria chegar à grande data de mãos a abanar!

Sugestões aceitam-se!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Poemas da minha vida IV

Às vezes, em sonho triste

Às vezes, em sonho triste
Nos meus desejos existe
Longinquamente um país
Onde ser feliz consiste
Apenas em ser feliz.
Vive-se como se nasce
Sem o querer nem saber.
Nessa ilusão de viver
O tempo morre e renasce
Sem que o sintamos correr.
O sentir e o desejar
São banidos dessa terra.
O amor não é amor
Nesse país por onde erra
Meu longínquo divagar.
Nem se sonha nem se vive:
É uma infância sem fim.
Parece que se revive
Tão suave é viver assim
Nesse impossível jardim.
 
21-11-1909
Novas Poesias Inéditas.
Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1973 (4ª ed. 1993).
 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sabia que o seu filho gosta de ouvir histórias?


Infelizmente no meu dia-a-dia, fruto da minha actividade profissional, constato que existem por aí muitas crianças cujos pais não lhes contam/ leêm histórias! Isto entristece-me porque vejo que eles adoram ouvi-las e quando me dizem "o meu pai/ mãe nunca me lê histórias" questiono-me porquê? Sei que a desculpa da falta de tempo é a mais usada... mas acho que não serve. Afinal de contas 5 a 10 minutos por dia antes de ir dormir dão para ler uma bela história e deixar os nossos rebentos felizes!
Leiam para os vossos filhos porque eles gostam, eles crescem com as histórias e porque o contacto desde tenra idade com os livros fará deles leitores ao longo da vida. A leitura é uma ferramenta indispensável para a formação do indivíduo, para o seu sucesso pessoal, profissional e social!

Cá por casa começamos a ler diariamente uma história ao "pipocas" desde os 6 meses... e ele adora. Quase com 2 anos já tem as suas preferências... Anda frequentemente de livro na mão, puxa por nós e diz "lê" e de vez em quando já finge que ele próprio está a ler!